Geral

Reitor da UFPI destaca alcances da instituição ao longo de 2023

Gildásio Guedes concedeu entrevista, nesta segunda-feira (20), onde comentou sobre reconhecimentos da instituição de ensino superior.

20 de novembro de 2023 às 20:16
2 min de leitura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou a 34ª posição entre as 203 melhores universidades do Brasil e também se destacou em 7º lugar na região Nordeste. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20), o reitor Gildásio Guedes citou outros reconhecimentos ao longo do ano.

Reitor Gildásio Guedes em coletiva de imprensa - Foto: Anna Flávia/Lupa1


“Nós tivemos a coragem de acompanhar o aumento das bolsas que foram feitas pelo governo federal, para a CAPS o para o CNPQ. Nós tivemos a coragem também de ampliar as nossas despesas com bolsas de ensino, bolsa de permanência, bolsa de trabalho, bolsa de extensão, bolsa de iniciação científica, e outras bolsas. Implantamos várias ações que, além do diploma digital, desburocratizou o acesso dos nossos docentes ao sistema que controla a vida acadêmica dentro da universidade.”, explicou o reitor durante coletiva de imprensa.


De acordo com a administração da universidade por meio do reitor, foi reafirmada as ações internas da instituição para autoavaliação e planejamento. A UFPI divulgou dados de titulação docente orquestrada em: 1.716 docentes efetivos; mas desse total existem 151 docentes substitutos. O percentual é de 93,64% de mestres de doutores, sendo: Doutores - 1.217 Mestres – 395; Especialistas - 93 Graduado - 11 Com os substitutos. Sem os substitutos são um total de 1.565 docentes, percentual é de 95% de mestres e doutores. Doutores - 1.166; Mestres – 322; Especialistas - 69 Graduado – 8.

Reitor Gildásio Guedes em coletiva de imprensa - Foto: Anna Flávia/Lupa1


A universidade Federal do Piauí tem por meta construir um novo Restaurante Universitário dentro do polo acadêmico que atenderá o Centro de Tecnologia – CT e Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL, a fim de melhorar o atendimento e diminuir as filas. A verba direcionada para a construção do novo RU está no Plano Anual de Contratações - PAC de 2023.

“Nesta época de pouco dinheiro, você imagina a dificuldade que nós temos para mantê-los. Mas vamos, sim, a frente mantendo os (seis) restaurantes da forma como estão e tentando melhorar mais ainda”, finalizou Gildásio Guedes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas