Geral

Rafael Fonteles inaugura nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (28) e contou com diversas autoridades, entre elas a ministra da saúde Nísia Trindade.

28 de julho de 2023 às 09:57
4 min de leitura

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28), a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina. A maternidade é localizada na Avenida Presidente Kennedy e é considerada o maior investimento em saúde do Piauí nos últimos 50 anos.

Rafael Fonteles agradeceu os secretários, políticos e autoridades que contribuíram para a construção da obra e disse estar muito feliz com a inauguração. “Então muita gente trabalhou aqui e ainda vai trabalhar para consolidar esse espaço de saúde como o melhor e o maior em termo de maternidade do Brasil. Então estamos muito felizes”, pontuou.

Governador Rafael Fonteles. - Foto: Fábio Wellington/Lupa1

A ministra da Saúde Nísia Trindade veio para o Piauí para prestigiar a inauguração, destacando a saúde do estado como referência no Brasil. “Sou testemunha da referência do Piauí na área da saúde, desde o início do meu trabalho. Essa é minha primeira visita como ministra e espero vir mais vezes, porque é um estado com um trabalho especial. Essa maternidade representa a realização do sonho de toda uma geração de profissionais e sobretudo da população do estado”, declarou.

Ministra da saúde Nísia Trindade. - Foto: Fábio Wellington/Lupa1

Funcionamento

A Maternidade será inaugurada em duas etapas. Neste momento, será entregue a primeira etapa, que inclui a área administrativa e o setor de serviços ambulatoriais. Em outubro, todos os demais serviços estarão em pleno funcionamento, possibilitando o atendimento em sua capacidade máxima.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

“A nova Maternidade está equipada com o que há de mais moderno no que diz respeito a equipamentos, estrutura laboratorial, exames de imagem, centro cirúrgico e UTI”, frisa Antonio Luiz Soares, secretário de Estado da Saúde.

Equipamentos modernos

Com uma estrutura moderna, a Maternidade está equipada com os mais avançados equipamentos, laboratório, exames de imagem, centro cirúrgico e UTI. Ela contará com 293 leitos, distribuídos entre enfermaria, UTI neonatal, UTI neo intermediária (Ucinco), Ucinca – Canguru, UTI adulta, observação pronto atendimento e quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério).

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

A Maternidade também possui seis salas de Centro Cirúrgico e três salas do Centro de Parto Normal (CPN), que iniciarão o funcionamento em novembro de 2023.

Especialidades

A nova Maternidade Dona Evangelina Rosa contará com mais de 20 especialidades médicas para garantir a melhor assistência a gestantes e recém-nascidos de alto risco do Piauí. As pacientes que forem reguladas para a unidade terão acesso aos serviços de obstetrícia, pediatria, neonatologia, gastropediatria, neuropediatria, neurologia, neurocirurgia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, terapia intensiva, oftalmologia, anestesiologia, citologia, genética, ginecologia, radiologia e ultrassonografia.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

A unidade também ofertará assistência nas áreas de enfermagem obstétrica e neonatal, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, biomedicina, farmácia, engenharia clínica e odontologia.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas