Geral

Protocolo integrado contra maus-tratos animais é definido em Teresina

Secretários de Meio Ambiente e de Segurança pública estiveram reunidos discutindo mudanças nas leis de proteção animal.

22 de março de 2024 às 08:57
2 min de leitura

O Grupo de Trabalho de Proteção Animal composto pela Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Civil, Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar e Polícia Científica, esteve reunido com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, e o secretário de Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira (19), para tratar sobre o protocolo integrado contra crime e maus-tratos a animais com exames periciais realizados em 2022 e 2023.

Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Segurança do Piauí definem protocolo de segurança para animais - Foto: Reprodução

“Muito importante esse encaminhamento, essas diretrizes coordenadas apresentadas por este grupo de trabalho, que focou em análise de estudos técnicos. O governo do Estado tem abraçado essa causa animal. O governador Rafael criou a coordenadoria no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente para a proteção e defesa desta causa”, enfatizou o secretário Daniel Oliveira.

A Lei 14.064/2020, que decreta pena de reclusão para quem abusar, maltratar, ou ferir cão ou gato, aumentou a pena para quem maltratar os referidos animais. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Agora, além do canal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o Disque Denúncia da Semarh passa a ofertar esse suporte na proteção e defesa dos animais no Piauí. Para registrar uma denúncia, basta entrar em contato pelo número (86) 98112 9958, que também atende por meio do WhatsApp.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas