Geral

Projeto de lei pune quem esconder câmera em quarto de hotel para filmar hóspedes

Proposta foi apresentada à Câmara dos Deputados pelo deputado Luciano Galego (PL-MA).

02 de abril de 2024 às 09:45
1 min de leitura

O Projeto de Lei 822/24, apresentado à Câmara dos Deputados pelo deputado Luciano Galego (PL-MA), pune com mais rigor os indivíduos que escondem câmeras em estabelecimentos de hospedagem, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Câmara dos DeputadosAgência Brasil

A proposta cria um crime específico no Código Penal para coibir essa prática. Entre os estabelecimentos de hospedagem, o projeto de lei engloba hoteis, pousadas e moteis. Caso a vítima do crime seja uma criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência física, a pena será de 15 anos de reclusão e a multa triplicará de valor.

O deputado Luciano Galego destacou que essa é uma prática criminosa que invade os direitos fundamentais dos hóspedes e compromete a segurança dos locais de hospedagem.

Deputado Luciano Galego - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Código Penal atual pune o indivíduo, com detenção de seis meses, que produzir, fotografar, filmar ou registrar cena de nudez ou ato sexual de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes. Porém não especifica o crime praticado em locais de hospedagem.

Próximos Passos

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas