Geral

Procon autua postos de combustíveis após aumento de preço abusivo em Teresina

De acordo com o fiscal do Procon, houve aumento de até 71 centavos no valor do combustível.

25 de fevereiro de 2022 às 10:51
2 min de leitura

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou na manhã desta sexta-feira (25) fiscalização nos postos de combustível em Teresina, que registraram aumento no valor da gasolina logo após a invasão da Ucrânia. Até o momento, pelo menos dois postos foram autuados.

De acordo com o fiscal do Procon, Antônio Luis, houve aumento de até 71 centavos no valor do combustível sendo que, segundo o inspetor, não houve aumento nas distribuidoras. A prática foi caracterizada como abusiva e os donos de postos podem ser multados em até R$ 10 milhões.

Foto: fiscal do Procon, Antônio Luis / Junior Santos/ Lupa1

"Está tendo aumento abusivo, já foram autuados dois postos de combustível e tem a outra equipe que também já fez autuações. A gente está constatando é que realmente esses aumentos de ontem pra cá estão abusivos. Houve aumento de até 71 centavos e não houve um aumento na distribuidora pra justificar os postos estarem aumentando de repente os preços dos combustíveis. Não tem justificativa".

Sindipostos

Foto: Orcil Andrade, coordenador executivo do Sindipostos

Segundo o coordenador executivo do Sindipostos, Orcil Andrade, o aumento foi uma busca ao equilíbrio comercial, que a categoria estava perdendo.

“O que houve na verdade foi uma busca ao equilíbrio comercial que nós estávamos perdendo. O setor como um todo estava perdendo esse equilíbrio comercial por conta das margens estarem sendo dilacerada pelos aumentos subsequentes que as distribuidoras fazem cotidianamente junto à revenda. Nós fizemos um equilíbrio comercial pra mantermos o nosso negócio vivo, ativo pra atender a população de forma coerente”, afirmou.

Orcil afirmou, ainda, que o aumento no valor dos combustíveis não tem haver com o conflito armado no Leste europeu.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas