Geral

Número de inscritos no Encceja PPL cresce mais de 90% no Piauí

As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro

22 de junho de 2021 às 16:28
2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) inscreveu 1.300 detentos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2020. O número foi superior aos 669 de 2019, representando um aumento de 94,31%. As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro.

O Encceja PPL é aplicado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Piauí, o exame é realizado através de parceria entre a Sejus e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A prova possibilita a certificação dos reeducandos que não concluíram o ensino fundamental e médio no tempo correto.

O Estado do Piauí conta com 16 (dezesseis) Unidades Prisionais espalhadas por diferentes regiões do Estado, a sua população carcerária é de cerca de 4.032 (quatro mil e trinta e dois) detentos dados obtidos junto a Secretaria da Justiça do Estado do Piauí.

No sistema prisional do Estado do Piauí entre as 15 unidades prisionais que ofertam sistema de educação, são disponibilizadas 1400 vagas para atividades de ensino em 28 salas de aulas, tanto no âmbito da educação formal, quanto da informal. Atualmente as 15 unidades prisionais são contempladas com ofertas de ensino, como: Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade – ENEM PPL, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – ENCCEJA PPL e as Revisões presenciais do Pré-Enem Seduc. Em 9 das unidades prisionais há oferta de ensino regular na modalidade EJA. Segundo dados obtidos junto Secretaria de Estado da Educação do Piauí, Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Panorama da Educação em prisões no Estado do Piauí, maio de 2019.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas