Geral

MP aprovada pela Câmara dos Deputados privatiza Eletrobras

A decisão pode acarretar na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União

22 de junho de 2021 às 16:08
2 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a Medida Provisória nº 1.031/2021, que permite a privatização da Eletrobras. O placar foi de 258 votos a favor e 136 contra, com 5 abstenções. O texto havia passado pelo Senado com um placar apertado, na última quinta-feira, mas sofreu 28 modificações e, por isso, precisou voltar à Câmara. A PEC precisava ser aprovada até hoje para não perder a validade.

O relator na Câmara, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), optou por rejeitar integralmente cinco emendas do Senado. Uma delas previa a inclusão de unidades do Exército no desenvolvimento de projetos para revitalizar as bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba. O plenário, no entanto, optou por manter a emenda.

A emenda condicionava a privatização ao pagamento de uma indenização de R$ 260 milhões ao Piauí pela venda, em 2018, da Cepisa, a distribuidora de energia do Estado, hoje Equatorial Piauí.

“A emenda oferece riscos ao processo de capitalização da Eletrobras, tendo em vista que converte em certeza entendimento ainda não consolidado em matéria debatida no Poder Judiciário”, disse Elmar Nascimento em seu voto.

Confira a atual variação do aumento da conta de luz:Fonte: Energisa MT

Nova Subestação no Piauí

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (22), da inauguração de uma nova Subestação da Equatorial Energia. O cronograma de obras da Equatorial Piauí prevê outras entregas para 2021: a região norte do estado receberá neste ano a subestação Palmeirais, subestação Esperantina e a Linha de Distribuição Parnaíba-Camarupim. Para o sul, estão previstas a Linha de Distribuição Guadalupe e uma nova sede em Floriano.

Durante a solenidade de inauguração, também foi anunciado o nome do novo presidente da Equatorial Piauí, Lener Jayme. Ele entra no lugar de Maurício Veloso, que deixa o cargo, ainda nesta terça-feira (22), para liderar a equipe de transição da Equatorial para o sul do país.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas