Geral

Morre Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, aos 91 anos

O cartunista morreu dormindo em sua casa no Rio de Janeiro.

06 de abril de 2024 às 17:05
1 min de leitura

O cartunista Ziraldo Alves Pinto, conhecido por obras como "O Menino Maluquinho", faleceu neste sábado (6), aos 91 anos. Segundo a família, ele morreu dormindo em sua casa no Rio de Janeiro, por volta das 15h.

Cartunista Ziraldo faleceu aos 91 anos. Foto: Reprodução.

Ao longo de sua carreira, Ziraldo dedicou-se à escrita e ao desenho, criando mais de 200 livros, entre eles "O Menino Maluquinho", "Turma do Pererê", "Jeremias, O Bom", "Supermãe" e "Mineirinho".

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, Ziraldo atuou como chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.

Sua carreira iniciou-se em 1954, na Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), com uma coluna de humor. Ganhou reconhecimento ao trabalhar nos periódicos O Cruzeiro e Jornal do Brasil, entre 1957 e 1963.

Ziraldo jovem. Foto: Reprodução / Arquivos pessoais.

Em 1969, durante a Ditadura Militar, Ziraldo co-fundou O Pasquim, tabloide que se tornou um importante veículo de oposição ao regime.

Ziraldo deixa um legado de grande relevância para a cultura brasileira, tendo marcado gerações com seus personagens e histórias.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas