Geral

Ministério da Educação define que Sisu terá uma edição por ano a partir de 2024

Mudança deve evitar que vagas fiquem ociosas por conta de candidatos que decidem trocar de instituição ao conseguirem aprovação na segunda edição.

11 de dezembro de 2023 às 15:48
1 min de leitura

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), responsável por selecionar estudantes para vagas no ensino superior, passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar, ainda nesta semana, o edital do Sisu do próximo ano, que vai trazer mais detalhes sobre a mudança.

Sisu - Foto: Juca Varella/Agência BrasilFoto: Juca Varella/Agência Brasil

A mudança deve evitar que vagas fiquem ociosas por conta de candidatos que decidem trocar de instituição ao conseguirem aprovação na segunda edição do processo, que habitualmente acontece no meio do ano.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até o último dia de inscrição.


Com informações de Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas