Geral

IPCA registra maior alta desde criação do Plano Real

De acordo com o IBGE, oito dos nove grupos de produtos e serviços registraram alta em setembro.

08 de outubro de 2021 às 15:10
1 min de leitura

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% no mês de setembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior variação para um mês de setembro desde a criação do Plano Real, quando o índice foi de 1,53%.

De acordo com o IBGE, oito dos nove grupos de produtos e serviços registraram alta em setembro. O setor de habitação, que estava com maior pressão inflacionária em agosto, neste mês teve impacto de 0,25%.

A alta em transportes, segundo o IBGE, foi de 2,22%, influenciada pelo reajuste de preços dos combustíveis, que acelerou o ritmo de 2,02% para 3% no período observado. A Petrobras afirmou ainda que reajustará o preço do gás de botijão e da gasolina em 7% a partir deste sábado (09), o que irá agravar a situação.

Segundo o presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Tavares, com os reajustes, também aumentou o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado pelos estados, proporcionalmente, em cima do preço da bomba de combustível.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas