Geral

​Hemopi comemora Dia do Doador Voluntário com festa e doações

O Junho Vermelho é o mês de conscientização para a importância da doação de sangue em todos os hemocentros do Brasil.

14 de junho de 2023 às 17:07
3 min de leitura

O mês de junho é o mês de conscientização para a importância da doação de sangue e todos os hemocentros do Brasil, que se mobilizam em campanhas solidárias. Nesta quarta-feira (14) dia do doador voluntário muitos piauienses encolheram a data para realizar sua doação de sangue.

Divulgação/Hemopi

Prestes a completar 70 anos, o Raimundo Nonato Morais escolheu o dia de hoje, 14 de junho , Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, para fazer a sua despedida como doador de sangue. Doador há 30 anos, ele realizou hoje a sua 100ª doação.

Segundo ele, mesmo não podendo mais doar, já que pela legislação a idade limite é de 69 anos, vai continuar sendo um multiplicador.

“Eu tenho o Hemopi como uma família, estou sempre por aqui. Comecei a doar quando tinha 40 anos para ajudar um amigo. Gostei e continuei durante 30 anos doando e incentivando outras pessoas a doar também. Não poderei mais doar, mas não vou deixar de multiplicar a mensagem da doação”, disse Raimundo Nonato, que é conhecido por todos como Pequeno.

O diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar, ressalta que junho é um mês especial onde há um aumento considerável do número de doações.

“O Junho Vermelho atrai muitos doadores aos hemocentros, e isso ajuda a reforçar o estoque. Mas é sempre bom ressaltar que mesmo com um número expressivo de doações, precisamos mantê-los, por isso ressaltamos sempre a necessidade da fidelização dos doadores. As doações precisam ser diárias e constantes para que o Hemopi possa atender a demanda”, afirma o diretor.

O Hemopi é o único hemocentro público do Piauí, responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada, precisando manter uma média de 4.000 doações mensais.

“Queremos parabenizar todos os doadores de sangue do Piauí, que são heróis que ajudam com seu ato voluntário milhares de pacientes todos os dias. Lembrando que um doador pode ajudar até quatro pessoas, que estão em situação delicada. Por isso é importante mantermos constantes as doações”, destaca o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, que participou do evento realizado no Hemopi.

Também houve apresentações artísticas, grupos organizados de doadores nos hemocentros regionais deParnaíba e Floriano.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas