Geral

FMS vacina mais de mais de 12 mil animais na zonas rurais Norte e Leste de Teresina

Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana.

27 de fevereiro de 2024 às 22:22
1 min de leitura

Um total de 12.560 animais foram imunizados no primeiro dia da segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em Teresina, que aconteceu nas zonas rurais Leste e Norte. Assim como na zona urbana, a zona rural será dividida em dois dias. No dia 2 de março as equipes estarão nas zonas rurais Sul e Sudeste da capital.

Vacinação de cães e gatos contra a raiva - Foto: Divulgação/ FMS

O gerente de zoonoses Élcio Leite diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina, sendo 91.027 cães e 41.646 gatos. A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana foi realizada em duas etapas, dias 2 e 9 de dezembro.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas