Geral

Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte

Os pesquisadores destacam que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval.

12 de março de 2022 às 07:42
1 min de leitura

O relaxamento de medidas protetivas contra a Covid-19, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro, revela boletim do Observatório Covid-19, divulgado na sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Retirada de máscara.

Os pesquisadores destacam que as próximas semanas serão essenciais para entender a dinâmica de transmissão da doença e que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval.

"Flexibilizar medidas como o distanciamento físico (controlado pelo uso do passaporte vacinal) ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento, e não nos protege de uma nova onda", afirma o boletim.

O boletim diz que as medidas de prevenção tomadas para controlar a pandemia ocorreram de forma tardia, quando as ondas de contágio já haviam se instalado.

"Atualmente, o ideal é voltarmos ao padrão do início da pandemia, quando recomendávamos fortemente o uso de máscaras, higienização de mãos e evitar as aglomerações", destaca.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas