Geral

Estudantes do Cidade Olímpica Educacional ganham medalhas na classificação nacional da 18ª OBMEP

Ao todo, 54 estudantes de Escolas Municipais da Rede Semec ganharam medalhas na olimpíada, sendo 25 deles participantes do COE.

23 de dezembro de 2023 às 08:22
3 min de leitura

Os alunos da Rede Pública Municipal demonstram o alto desempenho da educação de Teresina mais uma vez. Estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), ganharam medalhas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP). Ao todo, 54 estudantes de Escolas Municipais da Rede Semec ganharam medalhas na olimpíada, sendo 25 deles participantes do COE.

Este ano, o Cidade Olímpica dividiu a premiação em duas categorias, além da premiação nacional, os estudantes foram selecionados em um ranking regional da Rede Municipal de Educação de Teresina como forma de destacar o desempenho na olimpíada também de alunos da capital fora do COE. Foram medalhistas na classificação regional 54 alunos da Rede. No ranking nacional foram 16 medalhistas, sendo 14 deles alunos do COE. São 4 ouros, 2 pratas, 10 bronzes na classificação brasileira e na classificação regional foram 6 ouros, 16 pratas e 32 bronzes.

O coordenador de Matemática do COE, professor Reginaldo Fernandes, destaca o trabalho dos professores e da Prefeitura de Teresina, através da Semec, em garantir esse resultado de destaque da capital no OBMEP. “Para as famílias dos alunos esse resultado tem importância imensa porque têm aberto portas para os estudantes da Rede. Hoje temos antigos alunos no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), alunos de medicina. Esse trabalho fomentado pela Semec tem dado condições e potencializado os sonhos de nossos alunos, a conquista de seus objetivos”, afirma.


O Cidade Olímpica Educacional é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que visa estimular a participação de estudantes da Rede em olimpíadas de conhecimento nas áreas da Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Robótica, Física e Química. Os alunos aprovados no seletivo do COE participam de aulas regularmente aos sábados, das 8h às 12h, nos laboratórios do Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), zona Norte de Teresina.


A OBMEP é uma olimpíada de conhecimento aplicada em todo o território nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As provas da 18ª edição foram realizadas nos dias 30 de maio, a primeira fase, e 7 de outubro, a segunda fase. A divulgação do resultado em todo o país ocorreu no dia 20 de novembro de 2023.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas