Geral

Anvisa proíbe a venda de todas as pomadas usadas para modelar e trançar cabelos

O Lupa1 conversou com um médico especialista, que alerta sobre os cuidados no uso desse tipo de produto.

10 de fevereiro de 2023 às 14:18
4 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), proibiu nesta sexta-feira (10) a venda de todas as pomadas usadas para modelar e traçar os cabelos. A medida foi adotada depois diversos relatos de problemas oculares ocasionados pelo uso de pomadas capilares.

Somente na cidade de Recife (PE), cerca de 100 mulheres deram entrada em unidades de saúde após as prévias carnavalescas, com sintomas de sintomas de forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular, dor de cabeça e até cegueira temporária.

Todas essas reações foram causadas pelo uso de pomadas para cabelo, normalmente aplicadas para fixar ou finalizar tranças e penteados.

Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia publicado em janeiro deste ano novas medidas de fiscalização desses produtos, suspendendo a venda e fabricação de 11 deles e e em seguida aumentado para até 27 produtos restritos.

A influenciadora digital Bielle Elizabeth contou nas redes sociais a reação que teve após o uso de uma marca do produto.

"Eu fiz o uso da pomada e fui para um evento, choveu, peguei chuva, e automaticamente a Pomada veio e escorreu nos meus olhos. Na mesma hora teve reação", disse

Bielle relatou que não estava enxergando e sentindo muita dor nos olhos, então pediu para que uma amiga fosse até o banheiro com ela. "Quando entrei, com a luz mais forte do que o ambiente escuro do evento, tudo estava embaçado. Lavei com água em abundância, mas a dor só aumentava", disse

A influencer foi até um hospital, sem conseguir mais abrir os olhos devido às dores. Ela relata que a situação foi desesperadora e que precisou de duas semanas para recuperar totalmente a visão.

Influenciadora Bielle ElizabethReprodução/Redes sociais

O médico oftalmologista Daniel Silveira alerta para os cuidados ao usar as pomadas, principalmente agora no período de carnaval que as pessoas costumam utilizar mais, estando sujeitas a suar e pegar chuva, o que pode fazer com que elas entrem em contato com os olhos.

"Tem que ter muito cuidado com essas pomadas de pentear, fazer tranças e cabelo porque ocorre uma reação química com o suor, água do chuveiro e até mesmo com água da chuva, o que pode escorrer (o produto) para o olho. Isso causa desde de coisas mais simples, como uma conjuntivite tóxica, até ulcerações e deficiências de limbo que podem levar à cegueira", esclarece o médico.

Reprodução

Diante de qualquer reação é importante procurar atendimento médico. O consumidor deve sempre ficar atento em lavar as mãos após o uso do produto, prestando atenção às instruções e orientações do fabricante, além de evitar tomar banho de piscina e no mar.

Confira a lista de algumas das pomadas capilares proibidas pela Anvisa:

Pomada Modeladora — Be Black;
Pomada Modeladora da Master Hair;
Pomada Modeladora Master Fix Cristal Ser Mulher;
Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher;
Pomada Modeladora para Tranças Ewa;
Gel Capilar Ultra Fixador Barba Negra;
Pomada Modeladora Mr.cc Hair;
Pomada Modeladora Capilar Superfix Ser Mulher;
Pomada Modeladora Tradicional - Alfa Look's For Men;
Pomada Modeladora Feirão dos Cabelos;
Pomada Trança - Master Hair;
Kg Cosméticos Pomada Modeladora (Tranças, Penteados, Baby Hair) Máxima Fixação;
Natumix Gel Capilar Ultra Fixador;
Pomada Black — Essenza Hair;
Braids Fix — Fixação Forte;
Trança Miga Pomada Modeladora Ultra Fixação e Definição;
Me Solta Pomada Modeladora (Tranças, Apliques, Penteados);
King Braids Pomada para Tranças;
Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças — Muriel (lote 5278);
Master Hair Profissional Pomada Modeladora Traças — Aplique Baby.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas