Geral

Aneel autorizou Equatorial Piauí a reajustar tarifas de energia ainda em 2022

É importante ressaltar que o reajuste tarifário é uma decisão da Aneel.

21 de março de 2023 às 15:56
1 min de leitura

A medida da Aneel que fez a conta de energia ficar mais cara no Piauí foi o reajuste tarifário aprovado para a concessionária Equatorial Piauí. Em 2022, a Aneel autorizou um aumento médio de 7,87% nas tarifas de energia elétrica para os consumidores da Equatorial Piauí. Esse reajuste é uma prática comum no setor elétrico e tem como objetivo equilibrar os custos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica.

A Aneel avalia periodicamente as tarifas de energia elétrica cobradas pelas concessionárias e, caso haja necessidade, pode autorizar um aumento para garantir a remuneração adequada dos investimentos realizados pelas empresas e a prestação adequada do serviço aos consumidores.

No caso da Equatorial Piauí, o reajuste foi aprovado após uma análise dos custos e investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, bem como dos encargos setoriais que incidem sobre a tarifa de energia elétrica. Com isso, as tarifas de energia elétrica ficaram mais caras para os consumidores do Piauí a partir de fevereiro de 2022.

É importante ressaltar que o reajuste tarifário é uma decisão da Aneel, que é o órgão regulador do setor elétrico no Brasil. A medida é tomada com base em critérios técnicos e tem como objetivo garantir a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias e a sustentabilidade econômica do setor elétrico como um todo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas