Geral

Aneel autoriza funcionamento de mais oito usinas eólicas no Piauí

O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de junho de 2023.

20 de junho de 2023 às 14:48
2 min de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento de mais oito usinas eólicas no município de Dom Inocêncio, onde está localizado o maior parque de energia eólica em operação na América Latina. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de junho de 2023.

As usinas receberam autorização para operar sob a responsabilidade da empresa Oitis Energia Renovável, sendo que cada uma delas possui capacidade de geração de 5.500 kW. Já no dia 15 de junho, a Aneel havia autorizado o funcionamento de outra usina eólica em Dom Inocêncio, dessa vez pertencente à empresa Enel Green Power Ventos de São Roque, com capacidade de geração de 5.700 kW. No mês de maio, a Aneel também havia concedido licença para mais 12 usinas na região.

Aneel autoriza mais oito usinas eólicas no PiauíReprodução

Em 2022, o estado do Piauí liderou o crescimento da geração de energia eólica no Brasil, apresentando um aumento de 24,85% em comparação a 2021, de acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado recentemente.

Além disso, o desempenho do Piauí superou o crescimento nacional na geração desse tipo de energia. Segundo a CCEE, a geração de energia eólica no país teve um crescimento anual de 12,6%, enquanto o Piauí registrou um crescimento de 24,85%, ou seja, o dobro da média nacional.

O estado do Piauí também se destacou como o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil. Entre 2021 e 2022, o estado registrou um crescimento de 25,7%. Nesse aspecto, o Piauí ficou atrás apenas de Minas Gerais, que apresentou um crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas