Geral

Alepi aprova exigência de curso superior para ingresso na Polícia Militar no Piauí

O novo projeto de lei não se aplicará ao concurso da PM que será realizado no dia 30 de janeiro de 2022.

23 de dezembro de 2021 às 07:23
2 min de leitura

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (22), um Projeto de Lei (PL) que torna obrigatório o curso superior, em qualquer área e reconhecido pelo Ministério da Educação, para ingresso de novos Praças e oficiais na Polícia Militar (PM-PI).

Divulgação/PM-PI

A matéria aguarda agora sanção do governador Wellington Dias (PT), autor da proposição aprovada pelos deputados. Na mensagem, o chefe de estado argumenta que a medida não deve causar impacto, uma vez que é notório o aumento dos que ingressam com diplomas de curso superior nos últimos concursos.

"Observa-se que a exigência do ensino superior para ingresso nos quadros do Oficialato e das Praças das Polícias Militares contribui com os avanços que a Instituição vem logrando ao longo da sua história, configurando um fator de impulso para o desenvolvimento da carreira”, complementa o texto.

O deputado Carlos Augusto (PL), que é ex-comandante da PM-PI, destacou que ainda no começo do ano apresentou um indicativo de lei similar ao aprovado agora pela Alepi. Para o parlamentar, o novo regramento faz “uma correção” na forma de admissão na polícia.

“Eu vivi a experiência de comandar a PM e percebi o quanto isso restringia a carreira dos nossos policiais formados em contabilidade, ciências da computação, enfermagem, medicina, educação física. Eles estão na Polícia mas com esse impedimento de crescerem em suas carreiras”, argumentou o deputado.

O novo projeto de lei não se aplicará ao concurso da PM que será realizado no dia 30 de janeiro de 2022.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas