Eleições 2024

Eleitor tem 30 dias para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2024

Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano.

10 de abril de 2024 às 14:34
3 min de leitura

Eleitoras e eleitores de todo o país têm 30 dias para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais.

Título de eleitorMarcello Casal Jr/ Agência Brasil.

Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, a Justiça Eleitoral lança em rede nacional de rádio e televisão uma nova campanha com o slogan “Título na mão é sossego na eleição”.

A ação será veiculada até 7 de maio nas emissoras de todo o país e busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).

#TítuloNaMão

Nesta segunda-feira (08/04), a Justiça Eleitoral também uniu esforços com os usuários da rede social X (antigo Twitter), que pertence a Elon Musk, com o objetivo de mobilizar o eleitorado para que, com maior antecedência, compareça aos cartórios eleitorais do país, evitando grande concentração e maior fluxo de atendimento nos dias que antecedem o fechamento do cadastro.

Utilize a hashtag#TítuloNaMão e participe dessa mobilização nacional. Também podem ser usados retweets (RTs) ou compartilhamentos de conteúdos do perfil do TSE, de outras parcerias da Justiça Eleitoral ou de qualquer ação relacionada.

Curtindo e comentando as mensagens publicadas, você também apoia a ação e ajuda o tema a ganhar força e espaço nas redes sociais.

Comparecimento aos cartórios

As pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições deste ano devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria.

Quem já tem a biometria coletada e deseja revisar dados ou transferir seu título pode utilizar o autoatendimento disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI, www.tre-pi.jus.br > Título NET.

Qualquer dúvida, consulte o cartório eleitoral. O endereço e a área de abrangência dos cartórios, de acordo com o bairro em que você mora na Capital, e os endereços e dados dos cartórios no Interior estão disponíveis no site do TRE-PI acima.

Cadastramento Biométrico

Cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral é fácil e rápido. A tecnologia ainda oferece vantagens:

  • É sem custos.
  • Garante maior segurança ao processo eleitoral.
  • Auxilia na identificação de eleitores com múltiplos registros no cadastro eleitoral.

A pessoa que já possui título de eleitor, mas não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas