Vinicius Vainner

UTIs voltam a ficar 100% ocupadas no Piauí

Alguns hospitais da capital já registram fila de espera.

03 de fevereiro de 2022 às 13:03
2 min de leitura

As cenas que queríamos esquecer do início da pandemia voltam a acontecer em alguns hospitais públicos de Teresina. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nessas últimas 24h, a procura por atendimento de urgência e internações por Covid-19, volta a crescer e sobrecarregar os hospitais.


Alguns hospitais já registram fila de espera como mostram os números divulgados pela FMS. No Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por exemplo, existem 15 vagas para Covid-19 e todas nesse momento estão ocupadas, trazendo 100% de ocupação.


No hospital do Monte Castelo, além de 100% da ocupação de UTIs, ainda existem mais de trinta pessoas na fila de espera.

Taxa de ocupação de leitos na rede pública municipal:

Data: 02/02/22
HUT
UTI: 15/15- 100%

Monte Castelo:
UTI: 20/20 - 100%
Enfermaria: 34/32- 94,1%

Mariano
31/27- 87,1%


Outra dado preocupante, é que a Variante Ômicron elevou o número de casos de Covid-19 no Piauí.A confirmação é do exame de sequenciamento genômico, que já está sendo feito pelo Lacen do Estado.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen), confirma que os exames de sequenciamento genômico feitos recentemente detectaram as variantes.


De acordo com a SESAPI, nesse cenário de transmissibilidade da ômicron, a importância da vacinação ganha ainda mais sentido. A variante ômicron está conseguindo contaminar de forma recorrente até mesmo as pessoas que já estão vacinadas. Mas, mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito mais grave.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas