Gustavo Almeida

Prefeito Dr. Pessoa avalia que ‘parte administrativa’ é o seu ‘ponto forte’

Gestor deu declaração ao comentar cobrança de partidos por ajuda na montagem das chapas de vereador.

08 de março de 2024 às 10:45
4 min de leitura

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) promete ajudar os partidos da sua base aliada a formar chapas proporcionais para as eleições deste ano. No entanto, o gestor municipal reconhece que não é especialista nesse tipo de tratativa política. Na avaliação de Dr. Pessoa, seu ponto forte é o lado administrativo.

Dr. Pessoa (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

“O que nós fizemos foi, a princípio, que eles próprios [os partidos] fossem se arrumando. Lógico que a parte forte minha é a parte administrativa, mas os partidos que estão se formando convidaram para o prefeito ajustar essa tratativa que é a formação das chapas e eu estarei lá. Mas fora daqui da prefeitura, aqui é só tratamento de coisa administrativa”, falou o prefeito.

Vereadores e pré-candidatos de partidos que ainda seguem alinhados com a prefeitura têm se queixado internamente da falta de traquejo de Dr. Pessoa no processo de montagem das chapas. Até mesmo o Republicanos, partido ao qual o prefeito é filiado, enfrenta dificuldades para definir a composição proporcional.

OUTROS ASSUNTOS

| Dia para lembrar

Alzira Soriano (à esquerda na foto) foi a 1ª prefeita e Joana Cacilda Bessa (à direita) a 1ª vereadora

Neste Dia Internacional da Mulher a coluna traz aos leitores um fato histórico. Em 1928, quando o voto feminino ainda não existia no Brasil, a jovem Alzira Soriano, de 32 anos, não apenas votou como foi eleita prefeita de Lajes, uma pequena cidade do Rio Grande do Norte. Se tornava, ali, a primeira prefeita do País, graças à uma legislação estadual que permitia o voto feminino no estado potiguar. A proeza de Alzira virou notícia no jornal The New York Times, dos Estados Unidos.

Primeira vereadora

Naquele mesmo pleito de 1928, foi eleita Joana Cacilda Bessa, primeira vereadora do Brasil, na cidade de Pau dos Ferros-RN. Ela teve 725 votos. Joana Cacilda era tia-avó do deputado federal piauiense Flávio Nogueira (PT). Quatro anos depois, em 1932, as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas em todo o Brasil.

| Não vem pra abençoar

Vereador Edson Melo (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

O presidente municipal do PSDB, vereador Edson Melo, disse à coluna que a vinda do presidente nacional Marconi Perillo a Teresina na próxima segunda-feira (11) não será para abençoar a aliança da sigla com o PT, como, segundo dele, tem sido propagado por Luciano Nunes e pela ala tucana que se aliou aos petistas. Edson afirma que Perillo vem ouvir os lados e entender o impasse escutando os envolvidos. O vereador diz que se reunirá com Perillo junto com o ex-senador João Vicente Claudino e o também vereador tucano Paulo Lopes.

Proposta a Perillo

Ainda conforme Edson Melo, o ex-senador João Vicente Claudino vai garantir a Perillo sua disposição para ajudar a reerguer o partido no Piauí nesses próximos anos, filiando lideranças municipais e fortalecendo a sigla no interior do estado. JVC ainda mantém prestígio com muitos líderes no interior. Segundo Edson Melo, nomes importantes do PSDB nacional como o deputado federal Aécio Neves e Tasso Jereissati não apoiam aliança do partido com o PT.

| Novo partido

Filiação de Zé Filho (Reprodução/Instagram)

O ex-vereador de Teresina Zé Filho se filiou ao PSD nesta quinta-feira (7). A filiação em um ato discreto contou apenas com a presença dos deputados estaduais Georgiano Neto, que é do MDB mas manda no PSD, e Henrique Pires, que é primo e ‘chefe político’ do ex-vereador. Zé Filho apoiou a gestão do prefeito Dr. Pessoa enquanto exerceu o mandato como suplente na Câmara Municipal de Teresina e defendeu todas as pautas da prefeitura.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas