Gustavo Almeida

Na virada ano do ano, Dr. Pessoa mostra que não quer virar o jogo

Gestão de Dr. Pessoa mandou fechar todas as UBSs e suspender serviços ambulatoriais por sete dias.

27 de dezembro de 2023 às 08:15
4 min de leitura

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) garante que vai para a reeleição, mas não dá demonstrações de que quer se reeleger. Mal posicionado nas pesquisas de intenção de voto e com números de rejeição nas alturas, o gestor municipal adota medidas que vão totalmente na contramão de quem tem pretensões eleitorais.

A mais recente foi de causar espanto: fechamento de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade durante uma semana, de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2024. Salas de vacina e serviços ambulatoriais dos hospitais municipais não vão funcionar. O Hospital Lineu Araújo também ficará fechado nesse fim de ano.

Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O anúncio, que fique claro, foi feito pela própria Fundação Municipal de Saúde. "Por conta do recesso de final de ano (período de 26 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) não funcionam. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, também não estará aberto", diz o aviso.

Isso nunca aconteceu antes. Não bastasse a saúde pública da capital já estar em situação crítica nos dias normais, agora vem essa de fechar unidades de saúde e suspender serviços no fim do ano.

Embora Dr. Pessoa tente convencer que acredita na reeleição, seus gestos sinalizam exatamente o contrário. Fechar UBSs e hospitais por sete dias não é atitude que um prefeito deve tomar, ainda mais com um ano eleitoral batendo a porta. Propositalmente ou não, Pessoa está jogando a toalha e dando as costas para pretensões eleitorais.

OUTROS ASSUNTOS

| Falta de internet

UBS em Teresina (Foto: Ascom/Prefeitura)

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, por meio do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, expediu recomendação administrativa para que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) regularize o serviço de internet nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Segundo a Promotoria, a FMS está sem contrato vigente de internet. Um relatório feito pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) atestou a falta do serviço.

| Riqueza e fome

Reportagem na Folha de S. Paulo (Foto: Reprodução)

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada ontem, terça-feira (26), mostra o contraste de famílias passando fome e sede ao lado de torres gigantes de energia eólica na zona rural de Betânia do Piauí, no semiárido piauiense. Os sertanejos mostrados na reportagem moram na área dos parques da Auren Energia, ligada ao Grupo Votorantim, que recebeu, em 2021, R$ 1,6 bilhão do BNDES para os empreendimentos. Grande investimento que não mudou em nada a vida de muita gente.

| Fim da desculpa

Está chegando o ano eleitoral

Os políticos falam e articulam sobre eleições todos os dias, mas alguns que pensam que o povo e a imprensa são bestas ainda saem com a lorota de "só trato de eleição em ano de eleição". Para esses metidos a puritanos, essa desculpa está perto de acabar. Daqui a seis dias já será ano de eleição e aí não vai mais colar esse argumento torpe.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas