Gustavo Almeida

Jeová foi peça fundamental na eleição dos dois últimos prefeitos de Teresina

Deputado estadual rompeu com o prefeito Dr. Pessoa e entregou comando da Saad Sul.

24 de janeiro de 2024 às 07:52
5 min de leitura

Perder um aliado importante não é agradável para nenhum político. E se esse político acreditar em superstição com números, a amargura pode ser ainda maior.

No caso do rompimento entre o deputado estadual Jeová Alencar e o prefeito de Teresina Dr. Pessoa, ambos do Republicanos, alguns fatos e números precisam ser considerados. Jeová pediu exoneração na terça-feira (23) do comando da Saad Sul e anunciou a saída da gestão municipal com a entrega de cargos.

Jeová Alencar (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

Ele, quando ainda era vereador, foi peça fundamental na eleição dos dois últimos prefeitos. Em 2016, o então prefeito Firmino Filho (PSDB) foi reeleito, mas por pouco a eleição não foi para o 2º turno. Naquele ano, Firmino teve 51,14% dos votos válidos, contra 49,86% da soma dos seus adversários.

Naquele ano, Jeová era aliado de Firmino e foi um dos principais cabos eleitorais do tucano na Zona Sul, onde é muito forte politicamente. Há quem avalie que sem a atuação de Jeová o pleito teria ido para o 2º turno, pois com 5 mil votos a menos Firmino não venceria na primeira etapa. Jeová teve 10 mil votos para vereador naquela mesma eleição.

Já em 2020, ele foi crucial para a vitória de Dr. Pessoa. Enquanto o hoje vice-governador Themístocles Filho (MDB) garantiu a Pessoa um palanque político forte, Jeová foi o homem responsável por dar movimento à campanha. Forte nas ruas, ele também ajudou a levar aliados de Firmino para o lado de Dr. Pessoa.

Com grande penetração nos bairros, principalmente na Zona Sul, Jeová também se revelou um grande articulador. Aliado a isso, foi campeão de votos na capital nas três últimas eleições que disputou. Para lembrar: foi primeiro colocado para vereador em 2016 e em 2020 e mais votado para deputado estadual na capital em 2022.

Não há como negar o peso político de Jeová.

OUTROS ASSUNTOS

| Que constrangimento

Hailton (de costas) foi cumprimentar Rafael, que estava acompanhado de Ícaro e dos Tapetys

Uma cena pra lá de constrangedora aconteceu ontem (23) em Oeiras. Em uma das agendas do governador Rafael Fonteles (PT) na cidade, o pré-candidato a prefeito Hailton Alves (Solidariedade) foi cumprimentar o gestor estadual. Um apoiador disse: "Vai lá, Hailton". Quando ele foi e cumprimentou Rafael, outro apoiador gritou: "Receba governador, 67% nas pesquisas, Dr. Hailton". Rafael estava ladeado pelo pré-candidato a prefeito Ícaro Carvalho (PT) e membros da família Tapety, agora adversários de Hailton. Foi um constrangimento total.

Deu pra ouvir

Rafael cumprimentou Hailton e já foi passando. Na sequência dos gritos do apoiador que pedia o governador para receber Hailton e enaltecia seu desempenho nas pesquisas, foi possível ouvir alguém dizer: "Ai dentro".

| Zé Lira vai ficando

Antônio José Lira (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

Mesmo após o rompimento do deputado Jeová Alencar com o prefeito Dr. Pessoa, o vereador Antônio José Lira vai ficando no posto de líder da prefeitura na Câmara Municipal. Lira disse à coluna que Pessoa confirmou ontem (23) a permanência dele. "Confirmou meu nome. Ele tem consciência que eu ajudo a gestão. Nada mudou". Qualquer ser vivente nesta terra sabe que Zé Lira e Jeová são como irmãos e jamais o vereador deixará de ser fiel ao deputado. Fica difícil entender a cabeça de Dr. Pessoa em manter o mais fiel aliado de um adversário como seu líder na Câmara.

Evita o assunto

Apesar de todos saberem da fidelidade de Antônio José Lira a Jeová, a coluna perguntou ao vereador como fica ele em meio ao racha. Lira, que não é besta, muda de assunto e tenta levar a conversa para outro rumo.

| A imagem a favor

Prefeito Antônio Reis (Reprodução/Redes Sociais)

Aliados e conhecidos do professor Antônio Reis, prefeito de Floriano, avaliam que ele só precisa decidir concorrer à reeleição e ir para a luta. Dizem estes mesmos aliados que pesa a favor de Reis a imagem de homem sério, calmo e com valores morais e éticos inquestionáveis. Os que defendem a reeleição de Reis garantem que esses atributos são o trunfo dele contra o principal pré-candidato da oposição.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas