Gustavo Almeida

Já é 2024 e o PT segue na gestão de Dr. Pessoa

Nem mesmo a chegada do ano eleitoral faz o partido, que tem uma pré-candidato a prefeito, romper com a atual gestão.

02 de janeiro de 2024 às 07:25
4 min de leitura

Ano novo, aliança velha. Mesmo com um pré-candidato na disputa pela Prefeitura de Teresina e com a chegada do ano eleitoral, o PT segue na gestão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Faltando menos de 10 meses para o 1º turno da eleição municipal, os três vereadores petistas mantêm indicações na prefeitura e integram a base de sustentação do prefeito na Câmara de Teresina.

Sede do PT no Piauí (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

É uma situação pra lá de controversa, para não dizer bizarra. Por mais que os vereadores do PT tenham passado todo o ano de 2023 tentando explicar, é difícil convencer uma pessoa sensata de que o partido tem uma pré-candidatura que combate a atual gestão, mas, ao mesmo tempo, a apoia. O PT que por décadas foi oposição em Teresina parece que desaprendeu, pois nada faz o partido romper a aliança com Pessoa.

Nem mesmo a chegada do ano novo e a proximidade cada vez maior da eleição faz os vereadores petistas quererem voltar para a oposição. A impressão é que aquele combativo partido que resistiu décadas se opondo à hegemonia dos tucanos não aguenta 10 meses de oposição ao Dr. Pessoa.

Não pega bem

Dudu, Elzuila e Deolindo: vereadores do PT seguem na gestão de Dr. Pessoa (Fotos: Lupa1)

A postura da bancada de vereadores do PT é bastante prejudicial para o pré-candidato petista Fábio Novo, ainda que ele não admita. Enquanto Novo tenta consolidar a pré-candidatura de um PT de oposição, os vereadores petistas mostram exatamente o contrário. Há algumas semanas o vereador Dudu chegou a dizer que também ficará feliz se Dr. Pessoa ganhar de Fábio Novo, pois, segundo ele, Pessoa é do mesmo campo político do PT.

Quem se beneficia

Silvio Mendes (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Essa controversa postura do PT só beneficia e dá munição para a pré-candidatura do ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil). Além de nunca ter sido aliado de Dr. Pessoa, Mendes ainda pode usar a seu favor o fato de o PT ter apoiado a eleição de Dr. Pessoa em 2020 e continuar na gestão. Enquanto a pré-candidatura de Fábio Novo ainda precisa se esforçar para se mostrar de oposição, a de Sílvio não tem esse trabalho.

Fábio faz sua parte

Deputado Fábio Novo (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Verdade seja dita, Fábio Novo nunca deu declaração dizendo que apoiava Dr. Pessoa e em muitas ocasiões foi crítico da atual gestão. O apoio ao prefeito no 2º turno da eleição de 2020 foi do PT, não dele, que na ocasião ficou em 4º quarto lugar. Porém, não há como separar PT de Fábio Novo, uma vez que o deputado encabeça a pré-candidatura do partido. Se ele ganhar a eleição, todo o PT que apoiou, deu e dá sustentação a Dr. Pessoa ganhará junto.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas