Gustavo Almeida

Deputado une irmãos rivais no Piauí para enfrentar prima de Rejane Dias

Irmãos disputaram prefeitura um contra o outro e divisão na família já durava mais de uma década; evento que selou união foi marcado por lágrimas.

26 de fevereiro de 2024 às 09:42
7 min de leitura

O fim de semana foi marcado pelo fim de uma rivalidade entre irmãos na política do município de Socorro do Piauí, a 487 km de Teresina. O atual prefeito José Coelho Filho, o Zitim (MDB), e o irmão, o ex-prefeito José Antônio Coelho, colocaram ponto final em uma disputa que já durava mais de 10 anos.

Cidade de Socorro do Piauí (Divulgação/Prefeitura)

Em 2016, os dois irmãos se enfrentaram na disputa pela prefeitura da cidade. Naquele ano, José Antônio, que já foi prefeito quatro vezes, perdeu a eleição para Zitim, que chegava pela primeira vez ao cargo de prefeito. Com a vitória de Zitim, Zé Antônio automaticamente ficou fora da eleição de 2020 por ser irmão do prefeito.

Mas a disputa continuou e, com Zé Antônio apoiando um sobrinho, Zitim foi reeleito em 2020.

Irmãos, Zitim e Zé Antônio fizeram as pazes

Zé Antônio é o mais velho de uma família de 13 irmãos e Zitim é o caçula. Os dois são tios legítimos do deputado estadual Thales Coelho (Progressistas). O parlamentar foi um dos responsáveis por costurar a reaproximação dos irmãos e na manhã do domingo (25) a união foi anunciada. Com as pazes feitas, uma pré-candidatura de oposição que teria apoio de Zé Antônio foi retirada.

Durante o evento com a presença de outros irmãos e membros da família, houve diversos momentos de choro. Não faltaram lágrimas e palavras emocionadas em tom de reconciliação. Nas falas, alguns destacaram que a briga na família nunca deveria ter acontecido.

Ato foi marcado por choro. Na foto, Thales Coelho, Zé Antônio, Zitim e Aderson Filho (Reprodução/Instagram)

Pré-candidato lançado

Agora unidos, os irmãos vão apoiar a candidatura de um sobrinho na sucessão do prefeito Zitim. Trata-se do advogado Aderson Filho.

Filiado ao MDB, Aderson é assessor e homem de confiança do deputado Thales Coelho.

Aderson Filho (à direita) será o único candidato da família Coelho (Reprodução/Instagram)

O pré-candidato também chorou durante o evento em que foi selada a união entre os tios e o restante da família.

Vão enfrentar o PT

Agora sem oposição na família, Aderson Filho virou favorito na disputa pela Prefeitura e terá como adversária a petista Pauliana Ribeiro de Amorim, que tem o apoio do Palácio de Karnak. Pauliana é prima da ex-primeira-dama e hoje conselheira do TCE-PI Rejane Dias.

Pauliana será candidata (Reprodução/Instagram)

Até pouco tempo, Pauliana tinha domicílio eleitoral em São João do Piauí, onde tentou ser a candidata do então prefeito Gil Carlos em 2020, pelo PT. Preterida por Gil, ela se filiou ao PL e terminou sendo candidata a vice-prefeita pela oposição, mas não foi eleita. Depois, voltou ao PT. Em Socorro do Piauí moram os pais dela.

Pauliana ficou conhecida durante as investigações da Operação Topique, da Polícia Federal, que revelou um esquema de corrupção no serviço de transporte escolar da rede estadual no Piauí. Por conta da operação, ela virou ré na Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

OUTROS ASSUNTOS

| Estavam lá

Senador Ciro estava com a família na Av. Paulista

Como anunciado, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) foi ao ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo. Junto com o senador também foi a mãe dele, ex-senadora Eliane Nogueira, uma das filhas, a ex-deputada federal Iracema Portella e o deputado federal Júlio Arcoverde. O evento lotou a Paulista com milhares de apoiadores em defesa de Bolsonaro.

| Por onde anda?

Sede do TRE-PI (Foto: Divulgação/TRE-PI)

Nesses tempos em que as tais pré-campanhas viraram verdadeiras campanhas eleitorais, muita gente se pergunta onde anda e o que faz uma instituição chamada Justiça Eleitoral. O que se vê em Teresina e em cidades do interior do Estado são atos escancarados de campanha e eventos que não têm nenhum diferença de comício eleitoral. Uso de máquinas públicas e abusos dos mais variados tipos é só o que rola. A Justiça Eleitoral dorme ou então finge que está dormindo.

| Pré-candidatura

Lançamento da pré-candidatura de Dogim Félix em Jatobá do Piauí (Reprodução/Instagram)

O suplente de deputado estadual Dogim Félix (Progressistas) oficializou no sábado (24) a pré-candidatura a prefeito do município de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina. Além de lideranças locais, o evento de lançamento foi prestigiado pelo deputado federal Flávio Nogueira e pelo deputado estadual Flávio Nogueira Júnior, ambos do PT. Dogim Félix é filho do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix (MDB), que já foi prefeito de Jatobá entre os anos de 1997 e 2004 .

| Problematizando...

Se dependesse dos eleitores que votam em outros municípios, o deputado estadual Pablo Santos (MDB) já poderia se considerar eleito na disputa pela Prefeitura de Picos. No evento de oficialização da pré-candidatura dele no último sábado, políticos governistas de toda a região levaram caravanas de suas cidades. O problema é que no dia da eleição nenhuma das caravanas vizinhas vai votar em Picos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas