Gustavo Almeida

Deputado Henrique Pires critica extinção da Funasa com ‘canetada’ de Lula

Parlamentar do Piauí, que já foi presidente do órgão, condena decisão tomada por Lula no segundo dia de governo.

04 de janeiro de 2023 às 13:34
1 min de leitura

O deputado estadual Henrique Pires (MDB-PI) critica duramente a decisão do presidente Lula (PT) de extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na última segunda-feira (2), Lula assinou uma Medida Provisória que extingue o órgão após 32 anos de existência.


Deputado Henrique Pires (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

Henrique Pires, que foi presidente da Funasa nas gestões de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), afirmou que a história da instituição não pode ser apagada em uma canetada do presidente. O piauiense disse que vai lutar para que a decisão seja repensada.

“A História de trabalho da Funasa não pode ser apagada em uma canetada. Fui presidente nacional da Funasa e a sua importância, principalmente para as populações mais carentes, é indescritível. Acredito, torço e luto para que haja a revisão desta decisão!”, disse o deputado, que se credenciou politicamente após presidir o órgão.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Funasa tinha entre suas atribuições “promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças”. A fundação possui superintendências regionais nos estados, espaços tradicionalmente cobiçados por lideranças políticas locais.

Conforme a Medida Provisória assinada por Lula, as competências da Funasa ficarão agora divididas entre os ministérios da Saúde e das Cidades.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas