A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (27), uma resolução que suspende todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto que substitui a linha Total 12 da marca. A medida é preventiva e temporária, com o objetivo de proteger a saúde da população.
A suspensão terá duração de 90 dias, período em que a Anvisa investigará as reações adversas notificadas em consumidores que utilizaram o produto. Embora não haja determinação de recolhimento, a orientação é de que o produto seja separado e não seja exposto ao consumo ou uso.
A resolução da Anvisa recomenda a interrupção da comercialização e do consumo do Creme Dental Total Clean Mint até que a segurança do produto seja comprovada. Uma das suspeitas levantadas pela agência é que a inclusão de fluoreto de estanho na fórmula do creme dental possa ser a responsável pelas reações adversas observadas. Os sintomas relatados incluem:
Lesões bucais
Sensações dolorosas
Sensação de queimação ou ardência
Inflamação gengival
Edema labial
Esses sintomas têm gerado impactos significativos na qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, além de sofrimento emocional, conforme informado pela Anvisa.
Orientações para consumidores
A Anvisa orienta os consumidores que possuem o produto com embalagem secundária (cartucho de cartolina) a verificar no rótulo o número do processo da Anvisa, que é 25351.159395/2024-82. Para aqueles que possuem apenas a bisnaga, deve-se verificar se na composição consta a presença de "fluoreto estanoso".
Consumidores que tenham sofrido efeitos adversos relacionados ao uso do produto devem notificar imediatamente a Anvisa através dos canais de comunicação Limesurvey e e-Notivisa.