Veja como estão e o que fazem hoje 15 ex-paquitas da Xuxa

Ao todo, 29 meninas passaram pelos programas apresentados por Xuxa.

Xuxa Meneghel surgiu na televisão com o “Clube da Criança”, exibido na extinta TV Manchete, mas tinha dificuldades de cuidar de tantas crianças ao mesmo tempo. Por esse motivo, a diretora Marlene Mattos escolheu um grupo de assistentes de palco. As Paquitas eram responsáveis por auxiliar a apresentadora.

No total foram 29 meninas que passaram pelos programas “Xou da Xuxa”, “Xuxa Park” e “Planeta Xuxa”. Com o fim das atrações, cada uma seguiu um caminho diferente. Confira a seguir por onde elas andam e como estão atualmente! Algumas resolveram seguir na televisão, mas outras optaram pelo anonimato.

1 - Andréa Veiga

Conhecida como Paquita 1 ou Paquita-mor, Andréa Veiga foi a primeira assistente de palco de Xuxa no “Clube da Criança” da extinta TV Manchete. O apelido surgiu porque o papagaio marionete do programa era chamado de “Paquito”. Andréa era a “namoradinha” do personagem.

Ela foi escolhida para a função, pois a diretora Marlene Mattos ficou impressionada com a semelhança dela com a Xuxa. A sintonia entre Andréa e Xuxa era tão grande que as duas chegaram a morar juntas durante um ano. Veja a seguir o que ela fez depois.

2 - Heloísa Morgado

Ainda quando o programa da Xuxa era exibido na Manchete, houve a necessidade da contratação de uma segunda assistente. A escolhida foi Heloísa Morgado, que ganhou o apelido de “Paquita 2”. Mas ela ficou pouco tempo ao lado de Xuxa. Após a transferência da apresentadora para a TV Globo, Heloísa foi substituída por Andréia Faria.

Segundo ela, a saída foi uma escolha sua. “Eu cheguei a ir uma ou duas vezes à Globo, mas comecei a me afastar do perfil de paquita, ingressei na carreira de modelo, participava de concursos e até a Xuxa me dava apoio e conselhos. Acabei me distanciando do perfil”, disse. Hoje trabalha como empresária de mídias sociais.

3 - Ana Paula Guimarães

Conhecida como Catuxa, Ana Paula Guimarães fez parte da 1ª geração das Paquitas, no “Xou da Xuxa”, na Globo, e foi escolhida em um concurso realizado no palco do programa em 1987. Ela disputou a vaga com Luciana Vendramini e acabou vencendo.

Depois de deixar a atração em 1989, Ana Paula tentou a carreira de atriz, mas conquistou o sucesso como diretora, tendo capitaneado o remake de “Guerra dos Sexos”. Pupila de Jorge Fernando, também trabalhou atrás das câmeras em novelas como “Ti-Ti-Ti”, “Caras e Bocas” e na minissérie “Dercy de Verdade”.

04 - Andréia Faria

Andréia Sorvetão também fez parte da 1ª geração das Paquitas no “Xou da Xuxa”. Em 1990, deixou o grupo depois de um desentendimento com Marlene Mattos e resolveu seguir carreira solo. Depois de sair do programa, ela chegou a fazer parte do elenco do programa “Os Trapalhões”, na Rede Globo, trabalhou como atriz em espetáculos teatrais para o público infantil, e teve um programa na Rede TV em meados dos anos 90, o “Galera na TV”.

Já afastada da TV, Andréia Sorvetão gravou um CD de música gospel e se tornou empresária. Junto com o marido e cantor Conrado, do antigo grupo Dominó, com quem é casada há mais de 25 anos, Andréia gerencia uma rede de casas de festa desde 2008.

Os dois, inclusive, participaram da primeira temporada reality show Power Couple, que estreou em 2016. Antes, Sorvetão já havia integrado o elenco do programa “A Fazenda“, em 2014, também da Record.

5 - Louise Wischermann

Apelidada de Pituxa Alemã, Louise Wischermann fez parte da 1ª geração das Paquitas, no “Xou da Xuxa”, e ficou no grupo de 1987 a 1989. Já fora do grupo, ela foi para a Alemanha estudar interpretação e teve a oportunidade de atuar na novela “Filhos do Sol” (1991), da Manchete, na minissérie “Aquarela do Brasil” (2000), da Globo, e no filme “Redentor” (1994).

Depois disso, ela morou no Canadá por 11 anos, onde trabalhou como empresária. De volta ao Brasil, foi apresentadora do “Superação”, da TV Mundi, em 2011. Nos últimos anos, ela foi diagnosticada com esclerose múltipla, doença degenerativa que afeta a coordenação motora. Porém, a doença está estagnada.

6 - Ana Paula Almeida

Apelidada de Pituxita, Ana Paula Almeida entrou em 1988 e fez parte da 2ª geração das Paquitas. Ela era uma das mais populares assistentes de palco e participou do filme “Sonho de Verão” (1990), além de ter feito viagens internacionais ao lado de Xuxa.

Depois de deixar o grupo, ela chegou a fazer alguns shows junto com outras ex-paquitas, mas desistiu da carreira quando engravidou do primeiro filho. Também gravou um CD de músicas gospel e, atualmente, trabalha como modelo plus size.

7 - Bianca Rinaldi

Bianca Rinaldi foi a Xiquita Bibi na 2ª geração das Paquitas. Depois de cinco anos, ela deixou o programa para trabalhar como atriz em “Malhação” (1997). No mesmo ano, foi para o SBT e fez uma participação na primeira versão de “Chiquititas” (1997).

Já em 2001, fez a novela “Pícara Sonhadora” e no ano seguinte “Pequena Travessura”, também no SBT. Mais tarde, ganhou notoriedade como atriz ao interpretar a protagonista do remake “A Escrava Isaura” (2004). A boa atuação rendeu bons frutos.

Depois de “A Escrava Isaura”, Bianca Rinaldi foi protagonista em “Prova de Amor”, “Caminhos do Coração”, “Os Mutantes” e “Ribeirão do Tempo” e “José do Egito”. Por tamanho destaque, a atriz chegou a receber o título de “primeira-dama da teledramaturgia da Record” pelos críticos de televisão, sendo considerada a “queridinha” dos diretores do canal.

Porém, em 2014, Bianca Rinaldi voltou à Globo. Naquele ano, ela deu vida à personagem Silvia na trama “Em Família” (2014). Como o contrato da atriz era por obra, ela não deu seguimento em outra novela na emissora ou foi efetivada como contratada fixa. Só em 2018 ela voltou trabalhar em novelas na emissora, quando foi escalada para “Malhação: Vidas Brasileiras”.

8 - Cátia Paganote

Conhecida como Miuxa, Cátia fez parte da 2ª geração das Paquitas, no “Xou da Xuxa”. Ao deixar o grupo, ela gravou um CD solo, “Uma Loira no Pagode”, e casou-se com o jogador de futebol Djair, com quem teve uma filha, Valentina, em 2010. Cátia trabalhou com a também ex-paquita Priscilla Couto em shows dos anos 80 com apresentações e músicas da época em que eram Paquitas.

Mais tarde se candidatou à vereadora do Rio de Janeiro (2012), pelo PMDB, e tentou se eleger como deputada estadual (2014), pelo PTB. Ela também tem uma loja de fotografia com a irmã na Praça Seca, Rio de Janeiro.

9 - Juliana Baroni

A atriz era conhecida como Catuxa Jujuba, na 2ª geração de Paquitas. Na época do programa, ela participou de um disco junto com as outras meninas além de fazer coro nos álbuns da Xuxa. Deixou o grupo em 1995 junto com as suas colegas quando houve a troca de geração de Paquitas no Xuxa Park.

Depois se dedicou à carreira de atriz e ganhou papéis em “Cara e Coroa” (1995), “Salsa e Merengue” (1996), “Malhação” (1998), “Uga Uga” (2000), “O Profeta” (2006) e “A Lua Me Disse” (2005), todas na Globo.

Já na Band, Juliana Baroni protagonizou a novela musical “Dance Dance Dance” (2007). E mais uma vez trocou de emissora. Em 2009, a atriz assinou com Rede Record, para integrar o elenco da novela “Ribeirão do Tempo”, juntamente com sua amiga e colega de trabalho da época de paquita, Bianca Rinaldi, interpretando a vilã Karina.

Após cinco anos de contrato, ela deixou a emissora, mas não ficou muito tempo fora do ar. Em 2015, ela foi escalada como a protagonista adulta da versão brasileira de “Cúmplices de um Resgate” que foi ao ar no SBT.

10 - Letícia Spiller

Letícia Spiller ganhou o apelido de Pituxa Pastel e fez parte da 2ª geração das Paquitas, no “Xou da Xuxa”. Foi uma das mais importantes assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos.

Ao sair do programa em 1992, começou a se dedicar à carreira de atriz e até hoje é conhecida por papeis marcantes como Babalu e Maria Regina, personagens de “Quatro por Quatro” (1994) e “Suave Veneno” (1999), respectivamente. Mas ela seguiu brilhando.

Ao longo da carreira, Letícia Spiller já fez mais de 20 filmes e diversas novelas. Seu último trabalho na televisão foi na novela “O Sétimo Guardião”, da Rede Globo.

Em relação à vida pessoal da atriz, ela teve um relacionamento com Marcello Novaes de 1995 até 2000. Juntos, eles têm um filho, o também ator Pedro Spiller Novaes, nascido em 17 de outubro de 1996. Letícia também tem uma menina, Stell, fruto do seu antigo casamento com o diretor Lucas Loureiro.

11 - Bárbara Borges

Bárbara Borges era a Babu na fase “new generation” das Paquitas, no “Xuxa Park”, na Globo. Deixou a formação em abril de 1999 para seguir na carreira de atriz. Sua estreia foi na novela “Porto dos Milagres” (2001) e depois também integrou os elencos de “Senhora do Destino” (2004), “Pé na Jaca” (2007) e “Duas Caras” (2007). Em 2009, estreou na Record no papel de Elvira na novela “Bela, a Feia” e depois atuou em “Balacobaco (2012)”.

Em 2015, Bárbara Borges voltou a trabalhar ao lado de Xuxa como repórter online do novo talk show “Xuxa Meneghel”, na Record. Mas as duas logo voltaram a se separar. O motivo? A antiga paquita foi escalada para uma nova novela.

Em 2017, a atriz integrou o elenco da novela medieval “Belaventura” interpretando a divertida e fogosa plebeia Polentina. Em 2018 iniciou o trabalho na novela “Jesus”. Foi sua última aparição nas telinhas.

12 - Graziela Schmitt

Ficou conhecida como Grazi Modelão na fase “New Generation”. Participou do programa entre 1995 e 1999 e saiu para seguir a carreira de modelo e atriz. Após uma temporada no Japão, retornou ao Brasil e conseguiu vaga no seriado “Sandy e Júnior” (2002).

Em seguida, ela engatou uma série de trabalhos televisivos. Fez “Malhação” (2004), “Pé na Jaca” (2007) e “A Favorita” (2008), todos na Globo. Entretanto, seu papel de maior destaque veio no SBT, em 2011, quando assumiu a protagonista da novela “Amor & Revolução”. Atualmente faz parte do elenco da minissérie “Lia”, da Record.

13 - Daiane Amêndola

A loira entrou para o time de Paquitas em 1999 e era conhecida como Docinho. Ela permaneceu como assistente de palco até 2002, quando o programa acabou.

Depois, entrou para o ballet do “Domingão do Faustão”. Dançou com Stênio Garcia e Felipe Dylon no “Dança dos Famosos” e trocou a Globo pela SBT em 2012, quando se tornou assistente de palco do “Programa Silvio Santos”.

14 - Lana Rhodes

A Cabritinha fez parte da 4ª e última fase das Paquitas, a “Geração 2000”, no “Planeta Xuxa”, de 1999 até 2002: “Fiquei três anos e meio na atração. Foi a minha faculdade artística e eu só tenho gratidão por essa experiência. Aprendi a dar valor a essa profissão”.

Antes, ela já tinha atuado na novela “Fascinação” (1998) e prosseguiu a carreira de atriz quando deixou o grupo.

Antes de voltar às novelas, Lana Rhodes participou de um reality show de música. E fez sucesso! Em 2006, foi uma das 30 finalistas do programa “Ídolos”, do SBT. Mas parece que sua grande paixão é mesmo atuar.

Em 2007, ela fez a novela “Alta Estação”, na Record, e não parou mais. Na mesma emissora, atuou em novelas como “Caminhos do Coração”, “A História de Ester”, “Rebelde” e “Plano Alto”. Em 2016, ela retornou à Rede Globo, quando foi escalada para “Rock Story”. Mais recentemente, a atriz fez parte do elenco de minissérie “Se Eu Fechar os Olhos Agora”.

15 - Monique Alfradique

A atriz Monique Alfradique era conhecida como Pastelzinho na 4ª e última fase das Paquitas, a “Geração 2000”, no “Planeta Xuxa”. Assim como Letícia Spiller, ela saiu da emissora e logo ganhou bons papeis como atriz.

Depois de fazer algumas participações em “Malhação” e “Agora É que São Elas”, Monique conseguiu seu primeiro papel de protagonista na novela “A Lua Me Disse”. E não parou mais! Hoje acumula diversas novelas e filmes no seu currículo. Sua última novela foi “Deus Salve o Rei” (2018).