Solstício de Verão: veja detalhes do fenômeno que marca o início do verão

Fenômeno aconteceu no hemisfério sul no último dia 21 de dezembro.

Solstício de verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão. No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro.

O solstício de verão é o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que essa parte do planeta receba mais raios solares. Os hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é separado pela linha do Equador. O Brasil, por exemplo, está no Hemisfério Sul, ao passo que os Estados Unidos estão no Hemisfério Norte.

No solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios do Sol. Esse fenômeno acontece graças aos movimentos de rotação e translação do planeta Terra. Esses movimentos são responsáveis por distribuir a luz solar de forma desigual entre os dois hemisférios.

Quando o Hemisfério Sul está passando pelo solstício de verão – evento que marca o início desta estação –, as pessoas que vivem no Hemisfério Norte da Terra estão passando pelo solstício de inverno, que corresponde ao dia mais curto do ano.

Solstício de verão no Hemisfério Sul

No Hemisfério Sul, o solstício de verão pode acontecer no dia 21 ou 22 de dezembro, dia em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio. Nesse dia, o Polo Sul atinge o seu ponto máximo de inclinação na direção do Sol.

Quando serão os próximos solstícios de verão no Brasil?