De acordo com dados do National Weather Service, nos Estados Unidos, os homens têm maior probabilidade de serem atingidos por raios do que as mulheres. Mas será que isso é verdadeiro em todo o mundo?
Os raios são um fenômeno natural perigoso que pode ser fatal. A cada ano, milhares de pessoas são atingidas por raios em todo o mundo. Mas os homens realmente têm mais chances de serem atingidos do que as mulheres?
Segundo um estudo realizado em 2016 pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, os homens são de fato mais propensos a serem atingidos por raios do que as mulheres. O estudo analisou dados de 1980 a 2014 e descobriu que, dos 3.389 mortes causadas por raios nos Estados Unidos, 85% das vítimas eram homens.
Embora não haja uma explicação clara para essa discrepância, os pesquisadores acreditam que pode estar relacionada a diferenças na exposição aos raios. Homens tendem a participar mais de atividades ao ar livre, como esportes radicais, pesca e trabalho em campos abertos, aumentando sua exposição a raios.
No entanto, os resultados deste estudo são específicos para os Estados Unidos e pode não se aplicar a outros países ou regiões do mundo. Além disso, o número total de mortes por raios é relativamente baixo em comparação com outras causas de morte, o que dificulta tirar conclusões definitivas.
É importante lembrar que, independentemente do gênero, todos devem tomar precauções durante tempestades elétricas, como ficar dentro de casa ou em um local seguro, evitando contato com objetos metálicos ou água, e ficar longe de janelas e portas. Além disso, é importante evitar atividades ao ar livre durante tempestades elétricas para reduzir o risco de ser atingido por um raio.