A Bandeira do Estado do Piauí é um dos símbolos oficiais do estado brasileiro do Piauí, adotada oficialmente através da lei nº 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922 e alterada posteriormente pela lei ordinária n° 5.507, de 17 de novembro de 2005.
Medidas
Cada item da bandeira tem um significado distinto, seu desenho consiste em um retângulo de proporção comprimento-largura de 7:3, dividido em treze listas horizontais de mesma largura nas cores verde e amarelas intercaladas. Na parte superior esquerda há um cantão com largura igual à largura de cinco linhas horizontais na cor azul em uma estrela branca no centro. Abaixo da estrela, se encontra em branco a inscrição "13 DE MARÇO DE 1823".
Cores
As cores utilizadas na bandeira (verde, amarelo, azul e branco) não possuem suas tonalidades especificadas em lei. No entanto, o manual de identidade visual do governo do estado do Piauí define as seguintes cores para confecção da marca do governo (que apresenta uma versão estilizada da bandeira):
Simbologia
As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil, e são uma representação da integração do estado com o Brasil. Separadamente cada cor tem um significado específico:
O amarelo simboliza a riqueza mineral/natural;
O verde simboliza a esperança e as matas;
O azul simboliza o céu e os rios brasileiros/piauienses;
O branco simboliza o desejo pela paz;
Além das cores, outros elementos presentes na bandeira também têm seu simbolismo:
A estrela remete a Antares (É a 16.ª estrela mais brilhante do céu noturno), que na bandeira nacional simboliza o estado do Piauí;
A inscrição dentro do retângulo azul "13 DE MARÇO DE 1823", que foi introduzida na alteração de 2005, simboliza o dia da batalha do Jenipapo, maior ato nas batalhas pela Independência ocorrida em território piauiense.