O Lupa1 teve acesso ao depoimento de Suzana do Nascimento Gomes, vulgo Sereia, esposa de Francisco Jefferson da Silva Cruz. Também conhecido como "Anjo da Morte", ele é acusado de atirar no advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida, em Parnaíba.
Em depoimento, a jovem afirmou à polícia que ela e Francisco Jefferson estão juntos há mais de três ano. Ela já teve um filho com ele, de 3 anos, e espera o segundo. Além disso, Suzana confirmou a participação do casal na facção Comando Vermelho.
A prisão do casal foi efetuada no dia 25 de março, prisão que foi possível após a Polícia Civil reconhecer a esposa do suspeito através de uma tatuagem. Ela foi filmada pelas câmeras de segurança do estabelecimento onde aconteceu a confusão que resultou na tentativa de homicídio.
Suzana possui duas lágrimas tatuadas próximas ao olho direito. E, ao analisar as imagens, a polícia a reconheceu, sendo possível fazer a ligação dela com Francisco Jefferson da Silva Cruz.
Depoimento
Suzana do Nascimento contou a polícia que Francisco Jefferson estava morando há mais de um ano na cidade de Parnaíba, e que ela teria se mudado para o município há apenas um mês.
Ela afirmou que estava na companhia do marido e de duas amigas, Carol e Jordânia, no bar Gela Guela, em frente à Universidade Federal. Ela teria pedido a 'saideira' para irem embora e Jefferson então foi até o banheiro.
“Que na mesa da vítima, André estava com mais quatro mulheres e um homem. Que as mesas não ficavam próximas. Que não tinha muita gente no bar. Que antes de ir embora, Jefferson entrou no banheiro e a interrogada, Carol e Jordânia ficaram esperando no lado de fora, próximo ao banheiro”, disse no depoimento.
Suzana detalhou que ela e as duas amigas estavam aguardando Jefferson sair do banheiro, mas que André de Almeida chegou ao local e chutou a porta para tentar entrar, após não conseguir, ele teria ido ao lado das mulheres e urinado.
A esposa de Jefferson não teria gostado da situação e foi, junto com as amigas, 'tirar satisfação' com o advogado, que teria a xingado de 'filha de rapariga'. "Que Carol disse para ele respeitá-la, pois sua mãe tinha falecido”, diz trecho.
Após o começo da discussão, Jefferson saiu do banheiro e teria perguntado o que estava acontecendo. Que após tentar tirar as mulheres do local, teria discutido mais uma vez com o advogado, momento em que André desferiu um soco contra Jefferson.
"Que depois que André deu o soco em Jefferson, a interrogada escutou um tiro e viu as pessoas correndo. Que ao escutar o tiro, viu a vítima caída”, contou Suzana. Após a tentativa de homicídio, Suzana disse que o casal e as amigas foram embora para a casa do casal.
Entenda o caso
O advogado André de Almeida Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, foi atingido por um disparo de arma de fogo no rosto, no dia 22 de março, em Parnaíba, litoral do Piauí.
Conforme informações apuradas pelo Lupa1, um casal teria iniciado uma discussão com a vítima, que por sua vez, teria desferido uma agressão no suspeito. Então, um homem identificado como Francisco Jefferson, puxou uma arma e efetuou um disparo no olho do advogado.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí, em conjunto com a Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL).
Estado de saúde
O advogado André de Almeida passou por uma cirurgia e segue com um quadro clínico estável. A informação foi repassada ao Lupa1 pelo gerente de atenção à saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) Mauricio Giraldi.
Ele que contou detalhes da cirurgia e sobre o estado de saúde do advogado. “André foi submetido a uma cirurgia delicada, demorada e minuciosa, foram 7 horas de procedimento e envolveu uma equipe multidisciplinar, mas foi uma cirurgia de sucesso”, destacou.
Leia mais:
Filho do presidente do TJ-PI perde o olho esquerdo após tiro no rosto
Filho do presidente do TJ-PI baleado em Parnaíba é transferido para Teresina
Filho do presidente do TJ-PI passa por cirurgia e segue com quadro clínico estável