A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Cidadania Digital, realizará nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, uma ação especial de emissão da Carteira de Identidade para Pets (cães e gatos) por meio do programa SINPatinhas. A atividade acontecerá no Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina.
A iniciativa visa ampliar o cadastramento de animais domésticos em todo o estado. O objetivo é que as Unidades de Serviços Digitais do Instituto passem a oferecer suporte aos tutores que têm dificuldade em acessar o sistema por conta própria.
O SINPatinhas integra o Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos, criado para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, um instrumento para promover o controle populacional ético de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono e aos casos de maus-tratos.
Neste primeiro momento, o serviço estará disponível na unidade sede, em Teresina, e nos principais postos regionais do estado, localizados nos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.
O cadastro deve conter dados:
Do tutor:
- Identidade,
- CPF
- Endereço
Do animal:
- Procedência e características
- Raça
- Sexo
- Idade real ou presumida
- Vacinas aplicadas
- Doenças contraídas ou em tratamento
- Local onde o animal é mantido
A identidade animal inclui um QR Code, que pode ser fixado na coleira do animal. Em caso de perda, qualquer pessoa que encontrar o pet poderá escanear o código, acessar as informações do tutor e colaborar para o reencontro com a família.
O cadastro é gratuito e pode ser feito diretamente no site oficial sinpatinhas.mma.gov.br/login.