Polícia prende líder de grupo criminoso responsável por furto e estelionato

Segundo o delegado, o suspeito já possuía passagem pela polícia pelo crime de estelionato e atuava no Centro da capital.

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª Delegacia Seccional, deflagrou, nesta quinta-feira (22), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no Centro de Teresina, praticando uma série de roubos, furtos e estelionatos. A operação resultou na prisão de um homem identificado como Gilberto Sousa Anchieta, suspeito de liderar o grupo, além da apreensão de vários bens e produtos suspeitos de estarem relacionados a furtos e roubos. 

 

Polícia prende líder de grupo criminoso responsável por furto e estelionato. Foto: Divulgação

“Então o resultado da operação foi a prisão do líder dessa organização criminosa e apreensão na casa de uma receptora de vários produtos e bens com restrição de furto e roubo”, informou o delegado Sérgio Alencar.

Entre os itens apreendidos, estavam uma máquina de cartão de crédito e diversos cartões bancários.

“Foi apreendido material de limpeza, joias, uma bateria solar no valor de três mil reais, vários cartões bancários e uma maquineta também, e vários outros eletrodomésticos”, relata o delegado. 

Ainda de acordo com o delegado, o suspeito já possuía passagem pela polícia pelo crime de estelionato e atuava no Centro da capital juntamente com dois comparsas, efetuando troca de cartões bancários para efetuar saques por meio de fraudes. As principais vítimas do grupo eram idosos dentro de agências bancárias.

“Já é um conhecido aqui nosso e que ele foi preso por essa prática [estelionato], né. Ele atua aqui no centro, ele e mais dois comparsas, praticando aqui principalmente estelionatos. A principal atuação deles é trocar cartão bancário, de idosos que estão dentro da agência bancária, eles trocam o cartão, se apropriam do cartão com o verdadeiro e com a senha eles fazem vários sacos fraudulentos. Temos aqui inclusive a maquininha que foi apreendida e vários cartões de várias vítimas”, destaca o delegado Sérgio.

A prisão de Gilberto  ocorreu no município de Timon, após intensa investigação e monitoramento da Polícia Civil do Piauí. 

“Ao todo, 25 policiais civis participaram da operação, que teve como foco a desarticulação de um esquema criminoso com atuação tanto no Piauí quanto no Maranhão”, pontuou o delegado.

O caso permanece sob investigação da Polícia Civil do Piauí para identificar outros membros da organização.