O inspetor Alexsandro Lima, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) falou sobre o acidente que envolveu um ônibus da empresa Baleia Turismo, e vitimou sete pessoas na região Sul do Piauí, nessa terça-feira (07). Durante entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (08), o inspetor afirmou que a PRF trabalha com a hipótese de que tenha acontecido uma falha mecânica no veículo, uma vez que o ônibus era considerado novo para a categoria.
“Nós trabalhamos principalmente com o defeito mecânico. Nós temos fortes indícios de que aquele veículo, apesar de ser considerado um veículo novo, mas nós temos fortes indícios de que tenha havido o defeito mecânico, ou seja, a possível quebra ou ruptura da barra de direção tenha causado o acidente”, afirmou o inspetor.
Apesar da principal suspeita, a PRF também trabalha com outras hipóteses que possam ter causado o acidente. O inspetor Alexsandro ainda pontuou o fato do ônibus estar com uma lotação que excedia a recomendação.
“Este veículo estava transitando com excesso de lotação para o veículo. As informações dão conta de 44 ocupantes, sendo que o veículo tem capacidade apenas para 42. Nós temos informações, inclusive, com declarações do próprio condutor do veículo, apesar da empresa não confirmar essa informação”, disse o PRF.
Entre as sete vítimas fatais do acidente, está um dos motoristas, o qual mediante depoimento do motorista que conduzia o veículo, estaria dormindo no compartimento de bagagens do ônibus, fato que pode ter contribuído para a sua morte.
“As primeiras informações dão conta de que foram sete óbitos e 19 feridos. Esses feridos foram encaminhados a três principais hospitais, que são os hospitais de Floriano, Bom Jesus e Corrente. Um dos condutores que estava descansando veio a falecer. Nós temos informações que possivelmente o condutor reserva, o outro motorista estava dormindo no compartimento de bagagem, o que poderia ter causado a morte dele”, disse.
Entenda:
Um ônibus tombou na madrugada desta terça-feira (07), no km 585 da BR-135, entre São Gonçalo e Corrente, no Piauí. Sete óbitos foram confirmados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo informações da PRF, o motorista perdeu o controle do veículo, e saiu do leito carroçável, onde acabou tombando o ônibus. As causas presumíveis seriam um defeito mecânico e a ausência de reação por parte do condutor.