Na última quarta-feira (16) um Jacaré com cerca de um metro de comprimento foi resgatado no quintal de uma casa no bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina.
Os moradores acionaram a Guarda Ambiental, grupo da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) por volta das 21h que foram até o local. Depois de duas horas a equipe conseguiu capturar o animal e solto em um um ambiente adequando.
Em casos de ocorrências de animais silvestres em ambientes domésticos ou públicos deve-se evitar o contato físico e acionar o 153, central da Guarda Municipal.
A equipe da Guarda Ambiental chegou a realizar 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações, somente entre os meses de janeiro e agosto desse ano.
Um tamanduá-mirim foi resgatado de cima de uma árvore em uma casa no Vale do Gavião, na zona Leste e um bicho-preguiça, no Colégio Técnico de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram resgatados nos últimos meses. Os animais foram entregues ao Bioparque Zoobotânico e depois soltos na natureza.
O comandante da GCM de Teresina, André Viana, destaca que as ações ligadas ao Meio Ambiente foram potencializadas com equipamentos doados pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) como ganchos herpetológicos, puçás, pinças, rede de arremesso, macacão apicultor, entre outros.