Um homem, não identificado, foi preso na manhã desta segunda-feira (13) após ser flagrado praticando zoofilia contra uma cadela, na cidade de Sussuapara, no Piauí.
Segundo informações preliminares, dois voluntários que alimentam animais de rua flagraram o momento em que o homem praticava o crime.
Ao perceber a aproximação das pessoas, o homem vestiu suas roupas e fugiu. Os voluntários acionaram o Grupamento de Polícia Militar, que localizou o suspeito e o encaminhou para a delegacia de Polícia Civil.
Em nota, a ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), repudiou o ato “abominável” e disse que o crime, além de violar os direitos dos animais, “reflete uma perturbadora falta de empatia e respeito pela vida”.
“A crueldade contra os animais é um indicador alarmante de uma mentalidade doentia que pode facilmente se estender para prejudicar seres humanos vulneráveis, principalmente crianças e idosos”, diz um trecho da nota.
A Apapi ainda cobrou das autoridades que investiguem o caso, além de pedir que os responsáveis por praticar esse tipo de crime sejam punidos.
“Solicitamos que as autoridades competentes possam agir com rigor e determinação para apurar os fatos. Não podemos permitir que casos como esse fiquem impunes, pois cada criatura merece ser tratada com dignidade e proteção”, diz a nota.
Também por meio de nota, o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, repudiou caso e disse que o responsável será punido conforme a determinação da lei.