O governo do Piauí lançou na manhã desta quarta-feira (06) uma nova modalidade de policiamento da Polícia Militar do Piauí, intitulada como Patrulha Cidadã, durante a solenidade, também foram entregues 132 novas viaturas para a PM-PI. As viaturas foram adquiridas com recursos oriundos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 17 milhões.
Dentre as novas viaturas, 32 foram destinadas para a patrulha, além de duas ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros. O objetivo dessas ações é aumentar a segurança da população e do patrimônio público e privado.
Para o Corpo de Bombeiros, as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com sinalizador óptico e acústico, equipamento de radiocomunicação, dois suportes de soro, cadeiras de rodas dobráveis e instalação de rede portátil de oxigênio. Com as novas ambulâncias, os atendimentos pré-hospitalares às vítimas de acidentes terão uma melhoria, possibilitando um serviço mais ágil.
Durante o evento, o secretário de segurança, Chico Lucas, afirmou que ao total foram entregues 400 viaturas neste segundo semestre de 2023, ele pontuou que as ações fazem parte de um esforço que o governador Rafael Fonteles tem feito para dar uma maior atenção à segurança da população.
“Estamos hoje entregando aqui mais 132 viaturas, no total de 400 viaturas Duster, que somadas as 200 L200 que foram entregues ainda neste semestre, complementam o reforço da frota. Tudo isso faz parte do esforço maior que o governador tem dado a atenção necessária e devida à segurança pública, justamente aumentando o efetivo, renovando a frota e equipando as unidades de polícia com aquilo que é necessário ao reforço do policiamento”, afirma o secretário.
O Comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, afirmou que serão destinadas quatro viaturas por região, e com efetivo de 90 policiais da Patrulha Cidadã nas ruas. Ele ainda afirma que o efetivo será aumentado para 120.
“Em torno de 4 viaturas por região, 4 viaturas por essas regiões, somadas com as motocicletas e tem um público de efetivo inicial de 90, mas a gente vai complementar para 120, que é o ideal”, disse o comandante.