O policial penal David Araújo Machado foi preso em Minas Gerais após tentar fraudar a prova do concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí no lugar do guarda municipal Francisco Fabrício Rodrigues Viana, que foi preso no Ceará. A informação foi dada exclusivamente ao Lupa1 na manhã desta quinta-feira (22) pelo delegado da Polícia Civil Luccky Keiko.
Segundo o delegado, quando o homem percebeu que foi descoberto por um dos fiscais da prova, abandonou a prova e fugiu. As investigações apontaram que ele receberia uma quantia de R$ 25 mil.
"No dia da aplicação das provas um candidato tentou fraudar se passando por uma pessoa, veio realizar a prova utilizando uma documentação falsa. Só que no momento da fiscalização em que um dos funcionários estava conferindo a documentação no decorrer da aplicação da prova ele percebeu que a fiscal desconfiou que ele não era a pessoa da documentação. Nesse momento ele viu que foi descoberto fugiu, largou a prova e saiu correndo", explicou o delegado.
Delegado Yan Brainner e José Rego
De acordo com o delegado Ferdinando Martins, coordenador da Decoor, as investigações da Secretaria de Segurança apontaram que o policial penal havia sido candidato a vereador do município de São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte, e também tentou se candidatar a deputado federal pelo estado de Minas.
"Última eleição não conseguiu vitória nas eleições. Hoje cumprimos esses mandatos de busca e de prisão na cidade de São Joaquim de Bica, em Minas. O outro candidato que tentou passar no concurso utilizando essa fraude é guarda municipal no Ceará", disse.
Entenda
Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) deflagrou uma operação com objetivo de prende duas pessoas que tentaram fraudar o concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí, realizado no último dia 04 de junho de 2023, em Teresina. As ações estão sendo executadas nas cidades de Crateús-CE e São Joaquim de Bicas-MG.
De acordo com a DECCOR, os trabalhos iniciaram no dia da aplicação da prova quando a equipe de segurança detectou uma tentativa de fraude que foi abortada imediatamente. Um investigado tentou fazer a prova se passando por outro indivíduo, e foi identificado em razão das regras de segurança estabelecidas no certame.
A ação policial foi deflagrada em conjunto com a Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GIPC-PI) e a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINTE/SSP-PI).