O prefeito do município de Picos, Gil Marques Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, e a secretária municipal de Saúde, Tatiane Gil, são alvos de recomendação do Ministério Público do Piauí.
Em portaria publicada na última terça-feira (18), o promotor Paulo Maurício Araújo Gusmão, da 7ª Promotoria de Justiça de Picos recomentou que o prefeito e a secretária “adotem as providências necessárias no sentido de regularizar os atendimentos dos serviços de saúde à população”.
A recomendação se baseia na denúncia de que “várias UBS's de Picos estão sem prestar atendimento à população por falta de profissionais da saúde desde o mês de dezembro de 2022”, o que fere ás determinações da Portaria de Consolidação nº 02/2017 que recomenda, entre outras coisas, que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano.
Prazo
O prefeito Gil Paraibano e a secretária Tatiane Gil tinham, a partir da publicação da portaria, o prazo de 48 horas para adoção de medidas que reestabeleça o atendimento ao público nas UBS’s.
Em família
A secretária municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, empossada em 31 de março de 2022, é casada com o filho do prefeito Gil Paraibano, o deputado estadual Aldo Gil (Progressistas).