MP-PI recomenda prefeita de Pedro II exonerar viúva de ex-prefeito que recebe sem trabalhar

Denúncia feita por vereador do município relata que secretária de finanças não executa as funções do cargo, mas é remunerada mensalmente.

O vereador do município de Pedro II-PI, Francisco Osmar (PL), encaminhou ao Ministério Público do Estado a relação de que a senhora Eleonora Maria Alves Costa Andrade, conhecida como Elonora Uchôa, secretária municipal de planejamento e finanças não estaria cumprindo com as obrigações inerentes ao cargo que ocupa desde a morte do seu marido, em maio de 2022, e mesmo assim continua sendo remunerada.

 

Vereador Francisco Osmar e Eleonora Maria Alves Costa AndradeColagem: Mikeias di Mattos / Lupa1

Eleonora Maria é viúva do ex-prefeito Alvimar Oliveira de Andrade, conhecido como Alvimar Martins, falecido no dia 21 de maio de 2022, em decorrência de câncer, e vem sendo mantida na folha de pagamento pela prefeita Betinha Brandão (PSB), desde então.

 

Betinha Brandão, prefeita de Pedro II-PiReprodução

MPPI confirmou prática

De acordo com portaria assinada pelo promotor Avelar Marinho Fortes Rego, 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II confirmou a imputação lançada pelo noticiante, tendo sido evidenciado que a secretária, desde o falecimento do ex-prefeito, deixou de frequentar a sede da Secretaria de Finanças e deixou de assinar relevantes documentos afeto ao processamento de despesas e outros documentos que normalmente realizava quando em vida o esposo, conforme notas de empenho apresentadas.

O MPPI também atestou que os procedimentos de pagamento e assinaturas de peças relevantes, entre as quais as notas de empenho, balancetes e demonstrativos vêm sendo assinados pelo diretor de finanças, Jussan de Oliveira Cerqueira.

Ainda de acordo com depoimentos colhidos pela Promotoria de Justiça de Pedro II, evidenciou-se que a atual secretária não vem prestando expediente na sede da Prefeitura, também afastada do desempenho de atividades relevantes da pasta, entre as quais os procedimentos de contabilidade e despesas, não mais ostentando a condição de agente pagador, não mais possuindo, sequer, a senha para concluir o processo de pagamento.

Restou comprovado ainda pelo Ministério Público que Jussan Cerqueira é o efetivo secretário, hoje desempenhando as funções que outrora eram executadas por Eleonora Maria, quando em vida o ex-prefeito.

Desvio de finalidade

Diante de todas as constatações, o Ministério Público do Piauí entendeu que os fatos narrados pelo noticiantes, vereador Francisco Osmar (PL), configuram ato ilícito de desvio de finalidade, comparando o caso ao que envolveu o presidente Luís Inácio Lula da Silva, quando a ex-presidente Dilma Rousseff intentou nomeá-lo ministro-chefe da Casa Civil, o que foi proibido pelo Ministro Gilmar Mendes, no Mandado de Segurança nº 340701.

O MPPI entende ainda que a preservação da nomeação de Eleonora Maria Alves Costa Andrade afasta-se da finalidade pública ínsita à regra de competência, qual seja nomeação de pessoa capacitada e idônea ao exercício de relevante cargo público, já que a referida nomeada apenas ostenta a condição de secretária sob o enfoque formal, não o sendo materialmente, já que as funções exercidas por outro servidor.

Improbidade administrativa

O promotor Avelar Marinho alerta ainda que o “arranjo vem provocando prejuízo ao patrimônio público do Município de Pedro II, e ainda que o dano ao erário provocado por ato deliberado evidencia crime improbidade administrativa, na forma do art. 10, observando-se os termos do art. 11, §1º, da Lei nº 8.429/1992.

Recomendação

Por todo o exposto e provas colhidas, o Ministério Público recomendou a prefeita Betinha Brandão (PSB), que é esposa do deputado estadual Wilson Brandão, a exonerar no prazo de 10 dias, a senhora Eleonora Maria Alves Costa Andrade do cardo de secretária municipal de Planejamento e Finanças.

O MPPI alertou ainda que, caso a recomendação não seja atendida, outras medidas judiciais poderão ser adotadas para responsabilizar a prefeita por ato de improbidade administrativa.

 

Prefeita Betinha Brandão, ao lado do esposo, deputado estadual Wilson Brandão.Reprodução

Outro lado

Procurada pelo Lupa1 no telefone (86) 9.9850-3761, disponível no portal oficial, a prefeitura de Pedro II não atendeu as ligações. O espaço segue aberto para manifestação.