O Ministério Público do Piauí investiga possível desvio de recurso público no município de Caracol, distante 605 km da capital Teresina, que tem a frente o prefeito Gilson Dias de Macedo Filho, conhecido como Gilson Filho. De acordo com portaria assinada pelo promotor José Marques Lages Neto, cerca de R$ 1 milhão pode ter sido desviado.
De acordo com o documento publicado na última quarta-feira (05), o suposto desvio aconteceu quando o município recebeu o valor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, para a recuperação de estradas vicinais.
A denúncia feita ao MPPI, em suma, aponta irregularidades em licitação realizada no Município de Caracol para fins de recuperação de estradas, existindo a suspeita de que as obras são executadas diretamente pela Prefeitura mediante máquinas do PAC, e não por empresas contratadas via licitação.
Os fatos denunciados podem ser enquadrados eventualmente na Lei de Improbidade Administrativa por ofensa aos princípios da Administração Pública e prática administrativa que cause prejuízo ao erário público, bem como o possível cometimento de ato de improbidade pelos terceiros beneficiários de conduta ímproba.
Outro lado
O Lupa 1 tentou contato com a Prefeitura Municipal de Caracol através do número disponível no portal oficial mas as ligações não foram atendidas.