​“Esconderam os controles do ar pra ver se eu desistia de fiscalizar”, diz advogado no Piauí

Denúncia no TCE expõe possível conluio entre prefeita e presidente da Câmara de Domingos Mourão.

Uma denúncia protocolada no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) pelo candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2024 em Domingos Mourão, o advogado Domingos José Rodrigues Cavaleiro, mais conhecido como Pe. Domingos, aponta sérias acusações contra a prefeita Maria Irinelda Gomes de Oliveira Silva e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Fernandes Gomes Ferreira.

Advogado que fez a denúncia, Domingos José Rodrigues Cavaleiro

O advogado afirma que o Portal da Transparência do município está desatualizado desde setembro de 2024, impossibilitando a consulta a contracheques e outras informações financeiras dos servidores. A situação, segundo ele, compromete o princípio da publicidade e dificulta o trabalho da oposição na fiscalização das contas públicas.

Presidente da Câmara Municipal, Francisco Fernandes Gomes Ferreira e a prefeita Maria Irinelda Gomes de Oliveira Silva

Além disso, ele denuncia a ausência dos balancetes de julho de 2023 e dezembro de 2024 na Câmara, mesmo após repetidas solicitações. O fato foi constatado durante visitas à sede do Legislativo municipal.

Esconderam o controle do ar condicionado

Outro episódio curioso citado na petição diz respeito ao desaparecimento dos controles do ar condicionado da Câmara, que teriam sido “perdidos”, dificultando o funcionamento da sala e desestimulando a permanência dos vereadores no local.

O advogado afirma que só após sua insistência os controles foram “milagrosamente” encontrados e o ar condicionado foi ligado, o que reforça a suspeita de obstrução deliberada ao trabalho fiscalizador da oposição.

Domingos Cavaleiro pede que o TCE-PI determine a atualização imediata do portal da transparência, o envio dos balancetes ausentes e a não interferência do presidente da Câmara nas atividades de fiscalização. Ele alega que há um conluio entre o Legislativo e o Executivo municipal para obstruir a transparência e o controle público das contas do município.

Última atualização do portal foi no mês de janeiro

A denúncia está registrada sob o protocolo 004207/2025 no sistema do TCE-PI e aguarda apreciação do conselheiro Kennedy Barros.

Imagem aérea de Domingos Mourão