Erro cometido por Câmaras de Vereadores pode suspender 'salários' de cinco prefeitos do Piauí

No início desta semana os agentes políticos do Executivo do município de Beneditinos tiveram subsídios suspensos pelo mesmo motivo

Os municípios de Nazária, Alto Longá, Queimada Nova, Isaías Coelho e Miguel Alves, são alvos de Representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por possíveis irregularidades relacionadas à fixação e pagamento de subsídios de agentes políticos do Poder Executivo para a legislatura de 2025-2028.

Prefeitos dos municípios Representados

As representações encaminhadas pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL2), da Secretaria de Controle Externo do TCE-PI, indicam que as falhas teriam se originado em atos das Câmaras Municipais, responsáveis por aprovar os valores dos subsídios. Contudo, os efeitos dessas decisões recaem diretamente sobre os atuais prefeitos, cujas gestões acabam sendo impactadas pelas medidas.

Nos documentos, a auditora Dayanna Pereira de Paiva Ribeiro, chefe da DFPESSOAL2, solicita a abertura de processos de representação para prevenir e reprimir graves lesões ao erário. Os municípios alvos das respresentações são:

As ações do TCE/PI fundamentam-se na necessidade de corrigir eventuais distorções que possam ter origem em legislações inadequadas aprovadas pelas respectivas Câmaras Municipais, resguardando o uso correto dos recursos públicos, assegurando o respeito aos limites legais de remuneração dos agentes políticos.

Esses casos evidenciam a importância da atuação integrada entre os poderes e o acompanhamento contínuo dos atos administrativos, para que a legalidade e a responsabilidade fiscal prevaleçam.

As novas representações se somam ao caso já noticiada pelo Lupa 1 na última segunda-feira (12/05), envolvendo o município de Beneditinos, que se encontra em igual situação.