Última etapa da Transcerrados atinge 50% e governo afirma que deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247, em Sebastião Leal, passando pela PI-262, na Serra do Quilombo, em Bom Jesus.

A terceira e última etapa da Transcerrados (PI-397), a rodovia mais importante do sudoeste do estado para o escoamento da produção de grãos no Piauí, atingiu 50% de conclusão. A previsão é que a obra, orçada em R$ 174 milhões, seja entregue no início de 2026.

“Já entregamos duas etapas. A terceira faz ligação até a BR-235, em direção a Gilbués e Santa Filomena. Com essa última etapa, serão 330 km de asfalto dessa rodovia tão importante”, comentou o governador Rafael Fonteles.

 

Transcerrados: obra esperada há décadas


O terceiro trecho começa na PI-262 (Serra do Quilombo, em Bom Jesus) e vai até o entroncamento com a BR-235, em Gilbués. São 97 km de extensão. A obra está sendo executada pela CS Grãos, consórcio vencedor da licitação por meio de uma Parceria Público-Privada com o governo do Estado.

Em maio de 2024, Rafael Fonteles entregou a segunda etapa. Ao todo, já foram entregues 236 km: 144 km de pavimentação asfáltica e 92 km de manutenção e conservação. O investimento total nos 330 km é de R$ 650 milhões.

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra do Quilombo, em Bom Jesus), beneficiando os municípios de Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus.

 

Pedágios na Transcerrados

Ao longo da rodovia, postos de pedágio já estão em funcionamento, o que permite ao consórcio Grãos do Piauí oferecer boa trafegabilidade, monitoramento e manutenção permanentes, além de prestar assistência aos motoristas que circulam pela via.

O asfaltamento da Transcerrados é uma antiga reivindicação dos grandes produtores de soja e milho do Piauí. A rodovia beneficia principalmente a região Sul do estado, onde se localiza a fronteira agrícola do Matopiba (sigla de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Ao cortar áreas de intensa produção de grãos como soja, milho e algodão, a rodovia facilita o escoamento da safra e reduz significativamente os custos logísticos, tornando os produtos piauienses mais competitivos no mercado nacional e internacional. Além disso, favorece a chegada de insumos e maquinários, estimula o agronegócio e atrai investimentos para a cadeia produtiva.

 

Governador Rafael Fonteles: conclusão transcerrados em 2026

A presença da Transcerrados também impulsiona a economia local com a geração de empregos e o surgimento de novos empreendimentos ligados ao transporte, comércio e serviços.

Ao melhorar a conexão entre municípios e reduzir o isolamento de comunidades rurais, a rodovia contribui para o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, elevando a qualidade de vida da população. Com gestão moderna e investimentos em infraestrutura, ela também favorece o planejamento territorial e o uso sustentável da terra.

Ampliação da PPP para mais 307 km

O sucesso da Parceria Público-Privada levou o Governo do Piauí a ampliar o acordo com a CS Grãos para mais 307 km de rodovias — abrangendo a PI-247, PI-391 e PI-392 — na região dos Cerrados. Com isso, o total operado pelo consórcio chegará a 584 km, todos corredores estratégicos para o escoamento de soja no Sul do estado. “O modelo de PPP da Transcerrados está virando um caso de sucesso para o Brasil e vamos expandir para outras rodovias sempre que possível”, afirmou Rafael Fonteles.

Com informações ASCOM Governo do  Piauí