A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou o edital para seleção de novos bolsistas do Programa de Auxílio Alimentação Estudantil, voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício tem como objetivo garantir que os alunos tenham acesso a pelo menos uma refeição diária, contribuindo para sua permanência na universidade e combatendo a evasão acadêmica.
O processo seletivo será conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), por meio do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC) e do Setor de Assistência ao Estudante (SAE).
Como funciona o auxílio
Os estudantes selecionados receberão um auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 300,00. Esse valor pode ser ajustado conforme o orçamento da universidade e poderá ser acumulado com outros auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela Uespi.
Ao todo, serão disponibilizadas 760 vagas, sendo 500 novas e 260 remanescentes. As oportunidades são voltadas para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.
Distribuição das vagas por campus
Bom Jesus (Campus Dom José Vasquez Dias): 13 vagas
Campo Maior (Campus Heróis do Jenipapo): 27 vagas
Corrente (Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti): 30 vagas
Floriano (Campus Dra. Josefina Demes): 53 vagas
Oeiras (Campus Possidônio Queiroz): 26 vagas
Parnaíba (Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira): 77 vagas
Picos (Campus Prof. Barros Araújo): 54 vagas
Piripiri (Campus Prof. Antônio Giovani Alves de Sousa): 33 vagas
São Raimundo Nonato (Campus Prof. Ariston Dias Lima): 14 vagas
Teresina (Campus Clóvis Moura): 73 vagas
Teresina (Campus Poeta Torquato Neto): 313 vagas para graduação e 30 vagas para pós-graduação
Uruçuí (Campus Cerrado de Alto Parnaíba): 17 vagas
Como se inscrever
As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de março de 2025. Os interessados devem enviar a documentação exigida no edital, digitalizada e assinada, por meio do formulário eletrônico disponível no SIGAA.