A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou, nessa segunda-feira (16), o resultado da prova objetiva da etapa 1 da seleção para a formação das turmas preparatórias para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
A próxima etapa do processo seletivo é a entrega do Memorial da Trajetória Acadêmica, que deve ser realizada pelos classificados entre os dias 17 e 20 de dezembro. O documento deve ser encaminhado por meio do acesso do candidato no sistema de inscrição, em no máximo duas laudas. Nessa etapa, serão avaliados aspectos socioeconômicos, perspectivas por meio da educação, experiências em projetos escolares e olimpiíadas científicas, declaração de motivação e documentações escolares.
Para 2025, a Seduc oferecerá 80 vagas a estudantes que ingressarão na 1ª série do ensino médio. A seleção por meio da prova objetiva preencherá 50% das vagas ofertadas. A outra metade dos classificados terá acesso ao projeto com base na análise de desempenho e na pontuação das premiações obtidas em olimpiíadas científicas durante os anos de 2023 e 2024.
“Este é um projeto pioneiro entre todas as redes públicas estaduais de ensino do Brasil. Por meio da Seduc, o Governo do Estado garante, além de um ensino de alto nível, bolsas para moradia, alimentação e estudos em uma escola com currículo dedicado a essa preparação”, destaca o secretário da Educação, Washington Bandeira.
As turmas ITA/IME têm como foco os vestibulares das duas instituições mencionadas, além de cursos em carreiras de inovação tecnológica (Impa Tech, FGV e exterior), considerados alguns dos mais difíceis e concorridos do Brasil. Ao longo dos três anos de ensino médio, os alunos recebem aulas com ênfase no ensino de matemática, química e física.
Confira