O Estado do Piauí, em Teresina, sedia, nesta quinta (03) e sexta-feira (04), a abertura oficial da terceira edição do Nordeste ON (NEON) 2025, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do país.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da solenidade e ressaltou o crescimento da economia digital no estado, além de reafirmar o compromisso do governo com o fortalecimento do ecossistema de inovação.
"Estou muito feliz em ver que a economia digital está prosperando no Piauí. Sediar um evento dessa magnitude, com mais de 20 mil participantes, é animador e mostra que o estado está se tornando referência para o Nordeste e para o Brasil", afirmou o governador.
Rafael Fonteles destaca protagonismo do Piauí na economia digital durante abertura do NEON 2025 - Foto: TV Lupa1
O NEON 2025, promovido pelo Sebrae com apoio do Governo do Estado, reúne startups, instituições públicas e privadas, estudantes, professores e grandes empresas do setor tecnológico como Google, Meta, TikTok e Ifood.
Ao todo, a programação soma mais de 60 horas de conteúdo, com palestras, mentorias, rodadas de investimento, exposições, apresentações culturais e visitas técnicas ao ecossistema local de inovação.
Fonteles destacou ainda a importância do papel do poder público no incentivo à inovação. Segundo ele, o Piauí tem se destacado como um governo inovador, com exemplos de sucesso nas áreas de segurança, saúde e educação.
Rafael Fonteles destaca protagonismo do Piauí na economia digital durante abertura do NEON 2025 - Foto: TV Lupa1
“Temos exportado tecnologia para outros estados, e isso mostra que a inovação pode surgir de qualquer lugar. É por isso que precisamos apoiar todo o ciclo, desde a ideação até a escala das startups", ressaltou.
Sobre o papel do Legislativo na criação de um ambiente legal favorável à inovação, o governador afirmou que o Congresso Nacional já aprovou importantes marcos legais e que o foco agora deve ser a ampliação do fomento ao setor.
"A legislação avançou bastante, mas é preciso intensificar o apoio à inovação por parte dos governos e das grandes companhias. A inovação deve ser descentralizada e acessível, podendo surgir em qualquer lugar, como foi o caso do DeepSeek, na China, que superou grandes big techs sem estar nos principais polos tecnológicos do país", comentou.
Fonteles encerrou sua fala parabenizando o Sebrae e todos os envolvidos pela realização do NEON 2025 em Teresina.
"Sem dúvida, esta é a maior edição do evento. É um marco histórico para o nosso estado", concluiu.
O evento segue até esta quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Teresina, com atividades voltadas para inovação, tecnologia e empreendedorismo digital.