A Secretaria da Educação (Seduc) efetuou o pagamento de novas bolsas para os estudantes medalhistas das olimpíadas do conhecimento, a ação realizada por meio do Programa Seduc Olímpica, valoriza o desempenho acadêmico e incentiva a participação dos jovens nas competições.
No total, foram investidos R$ 155,4 mil e 518 alunos foram contemplados com bolsas no valor de R$ 300, entre eles, 201 estudantes vencedores do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e 109 medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), ambos com a quinta parcela da premiação. Já a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi) teve a segunda parcela liberada para 208 alunos.
Para muitos desses estudantes, a bolsa representa mais do que um incentivo acadêmico, é um apoio concreto às suas famílias.
Nicolas Medeiros, aluno da 2ª série do ensino médio do Ceti José Narciso, em Piripiri, destacou a importância da premiação em dinheiro. “Participar do Torneio de Matemática foi incrível para meu aprendizado. E receber essa bolsa mensal faz toda a diferença, tanto para mim quanto para minha família”, afirma o estudante.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos estudantes que se dedicam às olimpíadas de conhecimento.
“Essas bolsas são um reconhecimento ao esforço dos alunos e um estímulo para que mais jovens acreditem no seu potencial acadêmico. Queremos fortalecer essa cultura de participação em olimpíadas do conhecimento e garantir um aprendizado de excelência para todos”, destacou o gestor.
Seduc Olímpica: incentivo às competições acadêmicas
A iniciativa, Seduc Olímpica promove competições como, o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), a Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi) e a Olimpíada Estadual de Ciências (OEC).
Washington Bandeira ressaltou o impacto dessas competições na formação dos jovens.
“Mais do que aprendizado técnico, as Olimpíadas desenvolvem habilidades socioemocionais, preparam os estudantes para desafios futuros e abrem portas para grandes oportunidades. O governo Rafael Fonteles acredita e investe nesses programas porque sabe o quanto eles transformam vidas”, conclui o secretário.