O governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre o protagonismo do Piauí em relação a preservação ambiental. O petista participou nesta sexta-feira (01) do lançamento do “Plano de Transição Ecológica”, na COP 28, em Dubai. Executado em parceria entre os ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, o plano visa o desenvolvimento econômico e social aliado à sustentabilidade ambiental no Brasil.
Através das redes sociais, o gestor afirmou que o estado tem reduzido os índices de desmatamento, já que possui uma matriz energética 100% limpa.
“Contamos, agora, com o maior projeto de hidrogênio verde do mundo. Então, vejo o Piauí liderando essas discussões, visto que já somos referência em transição energética para as energias eólica, solar e hidrogênio verde", destacou Rafael.
Durante o evento, os ministros Fernando Haddad e Marina Silva apresentaram uma proposta para que haja o financiamento global em prol da preservação das florestas tropicais, especialmente da Floresta Amazônica.
Sobre o assunto, Fonteles reforçou que essa é uma proposta importante, visto que as florestas tropicais exercem papel fundamental na preservação da biodiversidade e no enfrentamento às mudanças climáticas.
“Na COP 30, que acontecerá no Brasil, teremos uma proposta bem mais concreta e que terá a adesão de vários países", finalizou o governador.